segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

COMPLEXO INDUSTRIAL FLORESTAL DE TARAUACÁ EM FASE DE CONCLUSÃO.

Equipamento da indústria da madeira quase todo instalado
Já estão quase concluídas as obras do Complexo Industrial Florestal de Tarauacá, um dos maiores do estado, espaço com 16 hectares, construído no mesmo padrão dos demais, com área administrativa, sala de afiação, estufas e refeitório, além dos galpões para os marceneiros do município, que são 12 no total. A obra, que iniciou ainda na gestão do Secretário Edvaldo Magalhães quando o mesmo respondia pela SEDENS, mesmo atrasada, gera grande expectativa no município de Tarauacá pela possibilidade de geração de emprego e renda pra muitas pessoas. Os 12 galpões onde serão instaladas as pequenas indústrias de móveis da nossa cidade (movelarias ou marcenarias)  já estão na fase de acabamento. quando à indústria, os equipamentos estão quase todos instalados, faltando ainda a parte da estrutura que vai gerar a própria energia do complexo.

Assim como o Complexo Florestal de Xapuri e Cruzeiro do Sul, Tarauacá também terá uma grande indústria de beneficiamento de madeira, capaz de beneficiar cerca de 100 mil metros cúbicos de madeira ao ano e gerar cerca de 200 empregos diretos. Essa indústria está localizada em um ponto estratégico, no entorno de diversos planos de manejos privados e, principalmente, ao lado do complexo de floresta pública dos Rios Gregório, Liberdade e Mogno, onde já se encontram milhares hectares de planos de manejo comunitário. 
Galpões das movelarias quase prontos
Toda a madeira beneficiada, produzida pela indústria será vendida nos mercados nacionais, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Podendo também ser comercializada para os mercados internacionais. São dois dois grandes galpões construídos, onde funcionará a fábrica de beneficiamento de madeira. O Complexo é um empreendimento originado de uma parceria entre o governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e irá promover a agregação de valor aos recursos florestais madeireiros. 

O consumo será proveniente de planos de manejo comunitário, empresarial e do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório. A produção da indústria será utilizada principalmente na construção civil, nas indústrias moveleira e naval e instrumentos musicais.

 Agência de Notícia Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário