segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Chagas Batista, vice-prefeito de Tarauacá, visita aldeia Pinuya - Terra Indígena Colonia 27


O vice-prefeito de Tarauacá, Chagas Batista ( PCdoB), passou a tarde deste domingo, 31, visitando uma das mais bem organizada aldeia do município, Aldeia Pinuya, terra do 27. Pinuya é liderada pelo Assis Kaxinawá. Na comunidade residem 35 famílias, totalizando 150 moradores.

A alimentação dos povos da Pinuya é produzida por eles mesmos de forma coletiva. Destaque para criação de galinhas, peixes em açudes, plantações de banana e mandioca. A banana produzida na aldeia também é exportada para Rio Branco, capital.
  
O vice-prefeito impressionado com a organização dos moradores e a recepção que recebeu escreveu uma mensagem na sua página do facebook.

O líder indígena, Assis Kaxinawá, sempre exibe na rede social a bela criação e plantação que tem na comunidade.

O vereador Narço Kaxinawá, do PCdoB, também participou da visita.


Integra do texto do vice-prefeito

BELA TARDE DE DOMINGO NA ALDEIA PINUYA

Minha tarde de domingo foi reservada para visitar a aldeia Pinuya, uma comunidade que precisa ser observada por todos que pensam um mundo civilizado , livre da violência, da fome e da opressão.


Lá, 35 famílias trabalham e produzem de forma coletiva para alimentar 150 pessoas. O sistema de produção é baseado principalmente na produção agro - florestal, produção de peixes, criação de pequenos animais , produção artesanal e cultural.
  
A qualidade de vida na aldeia é logo notada. O lixo tem tratamento adequado, é difícil encontrar material inorgânico por toda aldeia. Nas casas não faltam bananas , macaxeira, frutas e legumes. Pra mim isso significa um estágio elevado de civilização.

Sempre que chegamos a aldeia, somos recebidos com festa. Dessa vez eles tinham um motivo a mais : receberam a caixa satélite do caminhão da comunidade que estava parado há bastante tempo. O alto valor da peça não estava dentro das condições financeiras da associação.

Todos que ajudaram na solução do problema, receberam calorosos agradecimentos. HAUX HAUX !

Por Leandro Matthaus, Blog Tarauacá Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário