terça-feira, 2 de julho de 2013

Pronacampo abre 580 vagas para cursos no Acre


Atenção moradores das comunidades rurais do Acre. Estão abertas até o próximo dia 8 inscrições para cursos de formação inicial e continuada de 200 horas em diversas áreas pelo Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). São 580 vagas, totalmente gratuitas.

Confira os cursos por regionais:

Baixo Acre

Para os agricultores familiares de Rio Branco estão sendo oferecidos cursos de Agente Ambiental de Resíduos Sólidos, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas e Preparador de Pescado. Em Capixaba os cursos de Agricultor Familiar e Auxiliar Técnico em Agropecuária. E em Porto Acre de Agricultor Familiar.

Alto Acre

Em Xapuri acontecerão os cursos de Operador de Usina de Compostagem, Agricultor Familiar, Auxiliar Técnico em Agropecuária e Piscicultor.

Vale do Juruá

Em Cruzeiro do Sul são oferecidas vagas para os cursos de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Em Feijó de Agricultor Familiar. E, em Mâncio Lima e Rodrigues Alves, serão formadas turmas para o curso de Piscicultor.

Tarauacá/Envira

Em Tarauacá está sendo oferecido o curso de Agricultor Familiar.

Vale do Purus

Em Sena Madureira estão abertas vagas para os cursos de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas e Bovinocultor de Leite.

Quem pode participar

Para participar o interessado dever ter mais de 16 anos, ter o primeiro ciclo do ensino fundamental e morar no campo. Para o curso de Operador de Máquina e Implementos Agrícolas a idade mínima é de 18 anos.

Inscrições

Procure o escritório local da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (seaprof) do seu município até o dia 8 de julho, de segunda a sexta, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h para fazer sua pré-inscrição.

Interessados devem levar os seguintes documentos: declaração de que cursou o primeiro ciclo do ensino fundamental, cópia dos documentos pessoais - CPF e carteira de identidade - e um comprovante de endereço rural.

O candidato só poderá se inscrever em apenas um dos cursos ofertados.

Seleção

Após a pré-inscrição, os agentes da Seaprof irão encaminhar os documentos para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (demandante dos cursos). A seleção dos participantes será feita através de um sorteio público que acontecerá no dia 10 de julho, às 9 horas, na sede do MDA/Incra em Rio Branco.

Os participantes podem ficar tranquilos que a participação no ato do sorteio não é obrigatória e o resultado será divulgado pelo site do MDA e será colocado nos murais das unidades da SEAPROF a partir do dia 17.

O MDA é também responsável para colocar os dados de pré-matrícula, inserindo os dados dos inscritos no sistema informatizado do Ministério da Educação do Pronacampo.

Matrículas

Após a seleção, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) - ofertante dos cursos - irá fazer uma chamada para que os selecionados confirmem suas matrículas. Também não há custos para se matricular nem para fazer os cursos.

Início das aulas

As aulas dos cursos do segundo bloco do Pronacampo no Acre terão início a partir do dia 26 deeste mês. Visando atender as comunidades rurais, os parceiros estão buscando viabilizar que as aulas aconteçam na zona rural e de forma concentrada nos fins de semana (sexta e sábado o dia inteiro e domingo pela manhã). Os alunos receberão do Ifac uma farda (camiseta) e terão auxílios (bolsas) para ajudar com o transporte e alimentação.

Promoção

O Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) é uma promoção do Governo Federal através dos Ministério da Educação e do Desenvolvimento Agrário.

No Acre, as demandas são lideradas pela delegacia do MDA em parceria com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os cursos são ministrados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).

Terezinha Moreira (Assessoria Seaprof)

Nenhum comentário:

Postar um comentário