sexta-feira, 26 de julho de 2013

Polícia Federal divulga nota sobre prisão de Francês procurado pela Interpol


A Polícia Federal no Acre divulgou no final da manhã desta quinta-feira (25) uma nota sobre a prisão do cidadão Roger Campana, de nacionalidade francesa, que estava sendo procurado pela Polícia Internacional (Interpol). A prisão do francês aconteceu na cidade de Epitaciolândia na quarta-feira (24).
De acordo com o comunicado da PF, Roger Campana estava foragido da Justiça da França pela prática do crime de tráfico de drogas e que se encontrava com difusão vermelha na Interpol.
Roger Campana, que também já havia cumprido pena no Estado do Maranhão por tráfico de drogas, apresentou passaporte falso aos policiais federais na cidade de Epitaciolândia, o que culminou em prisão em flagrante pelo crime previsto no artigo 304 do Código Penal Brasileiro. Ele também foi indiciado pelo crime do no artigo 36 da Lei 11.343/2006 – Lei de Drogas, visto que em seu poder também foi encontrada a quantia de 12.000 euros.
No momento da prisão Roger Campana estava em companhia de uma brasileira, nome divulgado pela PF, mas que foi identificada como esposa do acusado e de um marroquino identificado pelo nome de Lahcen Ouchari.
De acordo com a PF, a esposa de Roger Campana já havia cumprido pena pelo crime de narcotráfico no Maranhão. Após prestarem depoimentos, a brasileira e o marroquino foram liberados, pois contra eles não constavam registros de acusação na sede da Interpol em Lyon/França e no escritório central da Instituição no Marrocos.
O traficante - Em 2002, Roger Campana foi preso no Nordeste do Brasil com aproximadamente 200 Kg de cocaína, quando também foram presos outros integrantes de sua organização criminosa conhecida como “Máfia Francesa Novo Fórum”.  Ao todo, cerca de 500 kg de cocaína traficada pelo grupo foram apreendidos no Brasil.
A prisão do procurado internacional decorreu de um trabalho conjunto desenvolvido entre Policiais Federais brasileiros e bolivianos pertencentes à FELC-N (Força Nacional de Luta Contra o Narcotráfico), que acompanharam o alvo durante vários dias, nos dois países.
Ainda na data de ontem foi protocolada no Supremo Tribunal Federal, por intermédio da representação central da Interpol no Brasil, a cargo da Polícia Federal, requerendo sua prisão para fins de extradição, após a devida formalização do pedido  promovida pelas autoridades francesas.
Gleydison Meireles – da redação de ac24horasggreyck@gmail.com
Com informações da Polícia Federal no Acre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário