quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Plano Nacional de Educação é destaque na abertura do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação


As metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na última década, foram temas de destaque durante a cerimônia de abertura do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), na noite da segunda-feira (30/11), em Rio Branco, Acre. A solenidade contou com a presença da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Rosana Cavalcante dos Santos, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, e do Governador do Acre, Sebastião Viana. Esta é a primeira vez que o Congresso é sediado em um estado da região Norte.

Para Lula, a educação é o vetor capaz de promover o “salto de qualidade” brasileiro. “Nossas pesquisas devem focar na resolução de problemas que reflitam na melhoria de qualidade de vida das pessoas, no aumento da produtividade e da competitividade do País. Esse é o caminho para o desenvolvimento”, disse.

O ex-presidente destacou que iniciativas como a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), possibilitaram a ampliação das vagas gratuitas em cursos técnicos de nível médio e superior, promovendo desenvolvimento social e econômico. Porém, hoje, o grande desafio está no ensino fundamental: “O Brasil avançou, tivemos importantes conquistas. Mas, é preciso mudar o comportamento, sobretudo em um País com uma dívida histórica com a educação. Hoje vejo que o Brasil possui um desafio, ampliar a qualidade do ensino fundamental. Não vejo outra forma de fazer isso sem passar pela valorização do professor”.

Já Rosana Cavalcante destacou a importância da agenda de governo, que, a partir de 2003, promoveu a valorização do ensino com o projeto que culminou com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no ano de 2008: “A expansão foi o que possibilitou ao estado do Acre a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Além de formar profissionais, temos a missão de promover o diálogo das atividades de ensino e pesquisa com o setor produtivo. É um projeto estruturante para o Brasil”.

Para Marcelo Feres, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, a capilaridade dos Institutos Federais, presentes em quase 80% das microrregiões brasileiras, possibilitou a inserção de jovens e trabalhadores em um universo que antes era restrito: “Essa ação possibilitou ao jovem mudar a capacidade de sonhar. Hoje muitos estudantes têm acesso à formação em nível técnico ou superior em sua localidade”. Para Feres, o CONNEPI é uma rica oportunidade para a integração e o intercâmbio de ideais entre professores, pesquisadores e estudantes.

CONNEPI - Iniciado em 2006, o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) é um evento voltado à divulgação, promoção e fortalecimento das atividades de pesquisa, inovação, desenvolvimento e extensão tecnológica, realizado no âmbito das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também participam pesquisadores de instituições de ensino, pesquisa e extensão, empresas e indústrias.

Com periodicidade anual, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) é a instituição organizadora do Congresso. Já sediaram o evento os Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN - 2006), da Paraíba (IFPB - 2007), do Ceará (IFCE - 2008), do Pará (IFPA - 2009), de Alagoas (IFAL - 2010), do Rio Grande do Norte e Sergipe (IFRN e IFS - 2011), de Tocantins (IFTO - 2012), da Bahia e Baiano (IFBA e IF Baiano- 2013) e do Maranhão (IFMA - 2014).

O X CONNEPI tem o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Caixa Econômica Federal, da Eletrobrás, do governo do Acre, da prefeitura de Rio Branco e da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Acesse a programação na página do X CONNEPI

Texto: Makfferismar Santos​

Nenhum comentário:

Postar um comentário