quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Aldeia Pinuya Arte e Cultura: Shushati Hiwe Yuxibu Ibã Hei - Casa de Cura Espiritual Ibã Huni Kui

 Pajé Afonsinho e Sua Esposa Katarina


Estamos muito felizes pela concretização de um sonho antigo do Kupi, também conhecido como Pajé Afonsinho, que é a construção da Shushati Hiwe Yuxibu Ibã Hei - Casa de Cura Espiritual Ibã Huni Kui. A casa tem o nome de Ibã Huni Kui em homenagem ao Pai do Kupi, com quem ele iniciou seus estudos de medicina desde criança. 

A compra de quase todo material foi realizada com os R$10.000,00 do Prêmio Culturas Indígenas do Acre, da Fundação Elias Mansour, Governo do Estado do Acre, edição 2014. Embora a casa seja pequena para caber o sonho (6mx6m), a verba não foi o suficiente e, para dar continuidade, tivemos o apoio da Prefeitura Municipal de Tarauacá, na pessoa do Vice-Prefeito Sr. Chagas Batista, que contribuiu com a areia, o trator, a parte elétrica e o pedreiro, e também da comunidade que está trabalhando muito para  que tudo aconteça, sem os quais não conseguiríamos executar a obra.

A correria agora é para terminar de levantar a casa antes que chegue o inverno e as chuvas. Terminada essa etapa, vamos em busca de mais recursos para poder colocá-la em funcionamento, precisaremos ainda de reboco nas paredes de alvenaria (uma pintura também cairia bem), divisórias internas, de 2 geladeiras, fogão, botija, panelas grandes para preparar os banhos de medicina, Isso para início de conversa, pois a casa foi pensada para receber as pessoas que precisam de atendimento e hospedar quem vem de longe em busca de tratamento, mas também para ser um local de estudo para os jovens que estão estudando com o Kupi. Para tanto, queremos equipar a casa com computador, HD externo, impressora, câmera fotográfica e filmadora, para que possamos realizar os registros das medicinas, dos cantos, das histórias e tudo mais que faz parte da cura. É pouco? Não, Mas é um pensamento que vamos construindo juntos. Ainda nem falei da horta medicinal que estamos planejando...




Nenhum comentário:

Postar um comentário