quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TRE inicia preparação e lacre de urnas que serão utilizadas nas eleições de 2014 no interior

lacre-urnas

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deu início na manhã desta quarta-feira, 24, à preparação e lacre de urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições de 2014 no interior do Estado.
O procedimento é uma etapa seguinte à geração de mídias, finalizado em todo o Estado na semana passada. A preparação é feita com todas as urnas eletrônicas das seções eleitorais e de justificativas, além das urnas de contingência, como também as de lona, de acordo com a Resolução TSE nº 23.399/2013.
O evento é previsto em edital, sendo permitida a fiscalização pelos partidos políticos, Ministério Público, OAB, imprensa e outros.
“Essa é a última etapa de manuseio com as urnas feita pelos técnicos da Justiça Eleitoral.
A partir desse momento, elas ficam lacradas e somente serão ligadas no dia 5 de outubro, pelos mesários”, informou a secretária de Tecnologia da Informação, Rosana Magalhães.
A secretária esclareceu que a preparação, também conhecida como carga das urnas, nada mais é do que a inseminação dos dados dos candidatos, eleitores e seções, juntamente com os programas das Eleições Gerais.
Após a inseminação, o lacre é feito pelo juiz e promotor eleitoral, nas próprias sedes de zonas dos municípios, com exceção das urnas da 8ª Zona, cuja preparação está sendo realizado na sede do Tribunal, em Rio Branco.
“Como a presença do juiz e do promotor é importante e necessária estamos aqui para acompanhar o procedimento. Depois disso, as urnas seguem para os municípios abrangidos pela 8ª Zona, que são Senador Guiomard, Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia”, destacou o juiz eleitoral, Robson Aleixo.
O procedimento dura em torno de dois dias para ser concluído. Ao todo, o TRE-AC preparará 2.647 urnas eletrônicas de todo o Estado. O procedimento com as urnas da capital terá início na sexta-feira, 26.
Ascom TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário