terça-feira, 1 de julho de 2014

Emenda da deputada Perpétua ajuda na modernização do setor marceneiro no Acre


A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) garantiu a liberação de recursos na ordem de R$ 1,5 milhão das suas emendas parlamentares para que a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, Indústria, do Comércio (Sedens) investisse na modernização do setor marceneiro acreano. Os recursos garantiram a compra de equipamentos para a categoria nos 22 municípios e faz parte das ações desenvolvidas pelo governo do Estado para a valorização da atividade de marcenaria. 

Nos 380 kits de equipamentos que serão entregues, os marceneiros receberão serra fita de bancada, lixadeira angula, serra tico-tico, serra de Esquadria, Tupia, Combo de ferramentas, serra circular Widea e conjunto de fresa para tupia com 12 peças. Esses materiais serão entregues para polos moveleiros, marcenarias de fundo de quintal e de zonas rurais. No total, 2 mil pessoas serão beneficiadas com os investimentos. 

Perpétua Almeida lembrou que a emenda atende uma solicitação da categoria e garante o aquecimento do setor no estado. “É essencial oferecer espaço físico e equipamentos modernos para os marceneiros, valorizando assim esses profissionais tão importante. Esse impulso na produção vai garantir melhores condições de vida dessas famílias. É animador ver os recursos chegando nas mãos de quem precisa e merece nosso trabalho. Emenda parlamentar toda a bancada federal tem, mas elas só se tornam realidade quando chega nas mãos da população como foi feito agora”

O secretário da Sedens, Edvaldo Magalhães, destacou que o governo do Acre vem trabalhando junto aos marceneiros para contribuir com o desenvolvimento do setor. "Estamos construindo nove polos moveleiros, alguns já foram inaugurados, que está possibilitando melhorias nas condições de trabalho da categoria. Licenciamos 90% das marcenarias do estado e injetamos diretamente no setor mais de R$ 10 milhões, por meio de compras governamentais, quando o governo compra dos marceneiros o mobiliário para a administração pública, dessa forma garantimos o resgate do setor. Agora, os recursos destinados pela deputada Perpétua vão contribuir com o programa ao permitir a modernização do trabalho. Uma ação que contribuirá de forma efetiva com o aumento na produtividade e geração de renda destas famílias". 

Segundo o presidente da Cooperativas Artes da Floresta, João Evangelista, as ferramentas vão ajudar na melhora significativa da qualidade dos móveis produzidos. "Essa categoria vai receber materiais que vão contribuir para aumentar em 70% a produção atual, gerando mais trabalho e renda", destacou. 

(assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário