terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Jorge Viana entrega requerimento pedindo explicações para alagamento da BR-364

viana
Senador Jorge Viana
O senador Jorge Viana usou a tribuna do Senado Federal, nesta segunda-feira, para se solidarizar com o povo de Rondônia e do Acre e ainda prestar conta a respeito de algumas medidas que estão sendo adotadas em relação a cheia do Rio Madeira. Por meio de dois requerimentos enviados aos Ministérios de Estado de Minas e Energias e dos Transportes, o senador solicita explicações a respeito do alagamento de BR-364.

Em breve leitura sobre o teor dos requerimentos, Viana questiona se durante os estudos realizados para a construção da BR-364 foi levado em consideração a série histórica de cheias do rio Madeira. E se essa cheia que atingiu a cota histórica de 18,45 metros e que cobriu a BR-364 com uma lâmina de água que chegou a quase um metro acima do asfalto sofreu alguma influência das Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.
Viana diz que é preciso levar em consideração todas as hipóteses uma vez que essa cheia prejudica famílias de Rondônia que estão sendo atingidas bem como toda a população do Acre que tem a BR o meio para escoação e entrada de produtos perecíveis que abastecem o estado.
“Acho que, tão logo passe esse período de chuva, será necessária uma obra cara na BR, uma vez que o povo do Acre não pode ficar refém das cheias. Certamente, este é o mesmo desejo do Governador Tião Viana e de cada cidadão acreano”.
O senador parabenizou o empenho do governador Tião Viana pelo empenho em buscar ajuda com autoridades do Brasil e até do Peru para garantir o abastecimento do Acre e a tranquilidade da população. E agradeceu o comandante da FAB, Brigadeiro Saito, ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, ao Exército Brasileiro, à Presidenta Dilma, e a todos que tem ajudado e garantido apoio ao governo do Acre.
“Parabenizo o governador Tião Viana por sua preocupação, ele sempre foi assim quando senador e, agora, como governador, não é diferente. Hoje, por meio de um Hércules, o governador viabilizou o transporte de produtos perecíveis para o Estado. Também fez contato com autoridades peruanas e garantiu que existe a possibilidade de abastecimento do Acre via Peru, pela Estrada do Pacífico”, disse o senador.
Ainda na tribuna, ele anunciou que as obras da ponte do Abunã já foram licitadas e homologadas, e contam com o aval e ordem de serviço para a instalação do canteiro de obras assim que as águas baixarem, dando início à realização de um sonho do povo acreano. “As empresas que ganharam a licitação vão executar uma obra em torno de R$ 128 milhões. Não há explicação para tanto atraso dessa obra, ela já era para estar pronta. Eu lamento o atraso, mas desde que cheguei aqui estou nessa luta”, declarou.
(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário