quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Novo empréstimo: Senado Federal aprova recursos de US$ 250 milhões para o Acre

emprestimo

Como resultado de um esforço conjunto dos senadores Jorge Viana e Anibal Diniz e com o apoio de diversos parlamentares, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 4, autorização para que o estado do Acre assine empréstimo de US$ 250 milhões com o Banco Mundial (Bird). O empréstimo, que terá o aval da União, vai garantir recursos destinados a um conjunto de políticas públicas para o Acre. O Bird realizará os desembolsos em até dois anos, não exigindo contrapartida financeira do estado.
Os senadores acreanos destacaram que os bons resultados da administração do Acre qualificaram o estado a obter o empréstimo. “A autorização é uma prova inequívoca de que o Acre tem cumprido sua tarefa no sentido de manter o equilíbrio fiscal”, afirmou Anibal.
O senador Jorge Viana levou ao Plenário o agradecimento do governador do Acre, Tião Viana, e afirmou que os recursos servirão para ampliar a inclusão social e criar as condições para o fortalecimento da economia no estado.
“O Acre só está tendo essa operação de crédito porque se organizou financeiramente. Para conseguir uma operação de crédito junto ao Banco Mundial, é preciso vencer obstáculos quase intransponíveis. Por isso, parabenizo toda equipe governador Tião Viana e agradeço o apoio do governo federal para que o Acre reúna condições de seguir ajudando seu povo. Esse projeto vai ajudar a ampliar o processo de inclusão social do Acre, modernizar mais o estado e criar condições para que nossa economia se fortaleça”, declarou o vice-presidente do Senado.
Vários parlamentares presentes ao ato de votação fizeram questão de parabenizar e reforçar o apoio ao Acre. De acordo com o secretário de Planejamento do governo, Márcio Veríssimo, o estado tem uma situação fiscal bastante favorável e isso permite com que a cada ano o estado venha ampliando seus investimentos.
“Desde o primeiro governo da Frente Popular a gente vem trabalhando para reverter a dependência de repasse do governo federal que era de quase 100% e hoje já chega a 60%. Mas ainda temos um longo caminho pela frente. E enquanto a gente cria mecanismos para fortalecer essa economia, vamos utilizando as operações de crédito como mais um instrumento de desenvolvimento”, declarou Veríssimo.
Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário