sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CRUZEIRO DO SUL: Cooperbajola e Sedens realizam II festival de canoas e bajolas do Juruá


Neste final de semana (09 e 10), a Cooperativa de Construtores Navais, Bajoleiros e Mecânicos (Cooperbajola) e Secretaria da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis e Desenvolvimento Florestal (Sedens) realizam o II Festival de Canoas e Bajolas do Juruá. Na oportunidade também será entregue o Polo Naval, que foi construído às margens do rio Juruá, nas proximidades da Ponte da Integração.

Com muitas novidades em relação ao ano passado, haverá a corrida de bajolas em quatro categorias e, como novidade, a corrida de canoa a remo, além de competições de vôlei e futebol de areia, corrida de cavalos, atrações musicais e disputa de Miss Bajola.

O construtor Airton Nascimento de Oliveira está satisfeito com a inauguração próxima do polo. Para ele, tudo vai facilitar, pois o cliente vai encontrar tudo num local só, desde a construção de barcos até o conserto. Oliveira é um dos pioneiros no ramo de construção de bajolas e participou do trabalho coletivo que resultou na invenção da nova embarcação.

Ele conta que o principal motivo que levou à descoberta da bajola foi a vontade de correr mais entre os canoeiros. Dessa forma foi surgindo a embarcação, mais arredondada que uma canoa, com bico de pato e apropriada para navegar em lâmina de água muito fina.

O polo vai agregar pequenos, médios e grandes construtores navais, os bajoleiros e os mecânicos. A construção é adaptada para funcionar todo o ano: no período seco, o acesso se dá por uma rua no bairro Miritizal. O diretor regional da Sedens em Cruzeiro do Sul, José Maria Freitas, disse que o governo investiu cerca de R$ 1,7 milhão na construção da estrutura física do polo e firmou um convênio com a Cooperbajola em que foi adquirido mais de R$ 1 milhão em equipamentos, segundo ele, tudo de última geração.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário