terça-feira, 1 de outubro de 2013

Prefeituras de Feijó e Jordão estão impedidas de acessar os recursos do FNDE


 Os prefeitos que não fizeram o dever de casa, ficaram impedidos de acessar os recursos do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por conta da pendência no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), no exercício de 2011 e 2012 . Dados do Ministério da Educação apontaram que 321 municípios ainda não enviaram dados da alimentação escolar,  enquanto  464 do transporte escolar, referente ao ano de 2012. No ano anterior, 287 prefeituras não prestaram contas da alimentação escolar e 310 municípios do transporte.

Apenas os municípios de Feijó e Jordão, num universo de 22 prefeituras acreanas, ficaram impedidos de acessar os recursos do governo federal por pendência com o FNDE.  Os gestores públicos ficarão impedidos de receber qualquer recurso para alimentação e transporte escolar porque  não apresentaram  as prestações de contas do período de 2011/ 2012.  Cada prefeitura é responsável pela alimentação e pelo transporte escolar na rede pública de ensino fundamental. 

Sem aporte do governo federal, os prefeitos precisam manter esses serviços considerados essenciais, para a população que não tem acesso a rede estadual. De acordo com a Associação dos Municípios do Acre – Amac, o prefeito do Jordão já procurou a entidade em busca que equacionar o problema.

A assessora de planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Raheth Casseb Braga Borges, disse que a prefeitura não tem nenhuma pendência com o Ministério da Educação.  Este controle nas finanças públicas da gestão passada, fez com que o município ficasse adimplente, para acessar os recursos do governo federal. “Sempre procuramos manter a prestação de contas em dias”, justificou a gestora da Educação.         
Recomendação

Os municípios  que não enviaram as prestações de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) também ficarão impedidos de acessar os recursos bloqueados. Quem quiser regularizar a situação em qualquer dos três programas deve encaminhar os dados por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), disponível no portal do FNDE (www.fnde.gov.br). Em contrapartida, os novos prefeitos que ainda não têm senha devem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-616161.

Jornal A Tribuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário