quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TARAUACÁ: CÂMARA DE VEREADORES - RESUMO DA SESSÃO DE TERÇA FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2013

Sessão do dia 24 de setembro de 2013 (foto/assessoria CMT)

A Sessão Ordinária do dia 24 de setembro deu inicio com a presença de 10 Vereadores, faltando somente o Vereador Roberto Freire (PSD), que se encontra em tratamento de saúde. Na abertura dos trabalhos pelo Presidente Vereador Manoel Monteiro (PC do B), o mesmo falou da importância do novenário de São Francisco que se inicia hoje para o município, tanto pela parte religiosa, quanto do bem que ele faz para a economia local. Hoje também foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 30/2013 que “dispõe sobre a concessão de Estágio para Estudantes do Ensino Médio e Superior na administração direta e indireta no município de Tarauacá”. O senhor Antônio Alves foi à casa durante a Sessão e fez uso da Tribuna para agradecer a indicação nº 16/2013 do Presidente da Câmara, o Vereador Manoel Monteiro, solicitando o seu retorno à rádio Difusora. O Senhor Antônio Alves é radialista, e agora retorna a sua atividade com seu prestigiado programa matinal ‘RECORDAR É VIVER’ que tanto anima os ouvintes tarauacaenses, principalmente os da zona rural.

O Vereador Marlindo (PC do B), fez o Pedido de Providência nº 68/2013 solicitando que seja construído um espaço adequado para as pessoas que vendem seus produtos em frente o Estádio Naborzão e o de nº 69/2013 solicitando que a Prefeitura não conceda a urbanização de terrenos nas áreas de A.P.P. (Área de Proteção Permanente). A principal preocupação do Vereador é com o crescimento desordenado do município, mostrou-se ainda preocupado com a desinformação da população no que concerne no verdadeiro trabalho do Vereador.

A Vereadora Janaína Furtado (PSD) fez uma indicação, a de nº 040/2013 para que seja realizado no dia 01 de outubro de 2013 uma Sessão Solene em comemoração ao dia do Idoso. A Vereadora mostrou-se preocupada com a situação dos servidores da educação do município no que diz respeito à mudança de tabela salarial. A Vereadora ficou satisfeita com a aprovação do Projeto de Lei nº 30/2013 que visa regularizar a situação dos estudantes selecionados para a baolsa primeiro emprego.

O Vereador Mirabor Leite (PMDB), fez o Pedido de Providência nº 68/2013 para que sejam tomadas as providências necessárias quanto à cobrança de ligação local como se fosse ligação interurbana, quando são feitas nos terminais de utilidade pública (orelhões) com uso de cartão telefônico. O Vereador enobreceu o ex- governador Nabor Júnior elogiando o ato de doação dos livros pelo seu irmão José Carlos da Rocha e chamando a atenção pela unanimidade de opiniões positivas pela sua figura pública. O Vereador criticou ainda a falta de segurança que assola o município de Tarauacá.

O Vereador João Moreira (PSB), falou sobre a urgência de se desapropriar terras pra construção de novas moradias para tirar as pessoas de áreas de risco. Esse problema se agravam com a falta de água tratada, causando com isso várias doenças infecto-contagiosas principalmente hepatites. Ele visitou uma família que mora em uma área de risco que tem três filhos com hepatite, conclamando assim, o DEPASA a expandir sua área de abrangência. O Vereador voltou a pedir uma solução para um novo cemitério em Tarauacá. O conserto da escada que dá acesso ao mercado municipal e a construção de um galpão ao lado para depósito dos agricultores também foram cobranças feitas pelo Vereador.

O Vereador Sidenir (PC do B), fez o pedido de providência nº 070/2013, solicitando que a Eletroacre faça a expansão da rede de energia elétrica nas últimas ruas abertas na região do Luis Madeiro e no final da Rua Raimundo de Paula, no Bairro da Praia. Citou também que de acordo com o pedido da Associação do Bairro do Luiz Madeiro que está anexado ao Bairro Senador Pompeu, há 7.921 moradores, o que corresponde a 40,1% da população de Tarauacá e que estão sofrendo sem iluminação pública.

O Vereador Ezi Aragão (PT), justificou sua ausência nas últimas duas Sessões, pois estava no Rio Murú e pode acompanhar a excelente ação de saúde com médicos, dentista e exames preventivos, realizada pela Secretaria de Saúde Municipal em pleno verão, onde a dificuldade de acesso é pior, mas mesmo assim sobrepujaram todos os obstáculos, às vezes até usando barco pequeno sem cobertura nesse sol escaldante, atendendo diretamente 800 pessoas. Sobre a distribuição de água, o Vereador disse que nesse governo foi onde mais se expandiu a disponibilidade de água tratada, mas devido à seqüência de crise econômica todos os Estados passam por dificuldades.

O Vereador Jesus (PDT) reiterou seu apoio aos pedidos de providencias dos vereadores para construção de moradias dignas pra a população que vive em área de risco. Chamou atenção para a pequena quantidade de funcionários na Secretária de Obras para fazer o serviço de limpeza de valas, vendo in loco a dificuldade do Coordenador. Com isso devido a últimas chuvas o bairro da Cohab e Bairro Novo ficaram bastantes comprometidos com a falta de escoamento da água. Por fim elogiou a aprovação do Projeto de Lei nº 30/2013 que visa regularizar a situação dos bolsistas e que o estágio incentiva os alunos criando-se até uma competição salutar entre eles, por fim lembrou a importância do novenário de São Francisco que começa hoje.

O Vereador Nasso kaxinawá (PSD), fez o Pedido Providência nº 071/2013 solicitando da Prefeitura que seja feito um reparo na escada do Porto da Comunidade do Caucho. E outro na Nova Aldeia. O Vereador criticou a poluição do Rio, pelas pessoas que jogam bois, cachorros e até cavalos mortos, contaminando assim a água que muitos usam ainda hoje para cozinhar e até praticar a higiene pessoal.

O Vereador Lulu Neri (PP), parabenizou o Sr. Antônio Alves pelo retorno, afirmando que seu pai vai ficar muito contente em ouvir aquelas músicas antigas bonitas que revigoram para o trabalho.

(Assessoria CMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário