sexta-feira, 12 de julho de 2013

TARAUACÁ: MAÇONARIA COMEMORA CENTENÁRIO NO MUNICÍPIO



Sede revitalizada para as comemorações

A história de fundação da quarta loja da Ordem Maçônica do Estado do Acre, caminha lado a lado com a história de Emancipação Político Administrativa da cidade de Tarauacá. 13 de julho de 1913, inaugura-se, portanto a Loja número 04 do Estado do Acre no município de Tarauacá. A exatos cem anos, inspirados em sentimentos como amor fraterno, auxílio mútuo, filantropia e busca constante da verdade, seus primeiros organizadores desenvolveram um trabalho que em anos posteriores transformaria-se em valores morais, que de maneira essencial contribuíra para o processo de desenvolvimento local.


Clube das Acácias

A Ordem Maçônica é uma instituição que prima pela harmonia de seus seguidores enaltecendo o caráter e reforçando o próprio desenvolvimento pessoal e moral, num clima de companheirismo e fraternidade. Para isso afasta de seu âmbito discussão associada à política e religião, uma vez que esses temas dividiram os homens ao longo da história.
 
 Acesso área de lazer

O termo maçom advém do francês que significa homem que trabalha com pedra e sua fundação historicamente data de princípios do século xvII. Médicos, juristas, educadores, escritores, bancários, prefeitos, funcionários públicos de diferentes ocupações e homens comuns de nossa sociedade ao longo dessa história de um centenário, deram sua parcela de contribuição pra que hoje a loja maçônica número 04 tenha alcançado um estágio de desenvolvimento publicamente reconhecido pela sociedade tarauacaense. 
 Praça do Centenário

De acordo com registros da entidade, o primeiro Venerável foi Esperidião de Queiroz Lima que dirigiu a Ordem no período de 1913 a 1914. Aproximadamente 275 pessoas já fizeram parte da referida Loja destacando-se entre seus membros figuras ilustres como Sansão Gomes, atual nome do hospital geral de Tarauacá, Bento Marques, que nomeia também um dos maiores bairros da cidade, Tupanir Gaudêncio da Costa ex - prefeito e Ruynet Lima de Matos. 
Busto de bronze homenageando ex prefeito Antônio Prado

Em dias atuais, 55 pessoas integram de maneira efetiva a Sociedade Maçônica que tem em seu comando Francisco Lindomar da Costa Moura. Para comemorar seu centenário, uma ampla Reforma em suas estruturas foi realizada, implementando-se a esta a construção de uma pequena praça intitulada “Praça do Centenário” que leva um Busto feito em bronze representando a pessoa do ex prefeito Antônio Prado que também foi integrante da referida ordem. As festividades do Centenário da Loja Maçônica tiveram início nesta quinta-feira dia 11/07, com a realização de uma missa na Igreja Matriz de São José, no sábado tem um grande baile e se encerram no domingo, dia 14/07, será servido um grande churrasco aos membros e convidados.

Texto: Railton Rodrigues
Fotos: Jardy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário