quarta-feira, 3 de julho de 2013

Greve: médicos param suas atividades por 24 horas nesta quarta-feira


Os médicos reunidos em assembleia na tarde de sábado decidiram pela deflagração de greve por 24 horas a partir das 16 horas de quarta-feira (3). O objetivo é reivindicar qualidade nos serviços de saúde e protestar contra a decisão da presidente Dilma Rousseff em importar médicos de Cuba de forma irregular.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), José Ribamar Costa, afirmou que a mobilização é nacional, parando os serviços de todas as unidades de saúde da rede pública. Apenas os serviços de urgência e emergência estarão funcionando.

“A paralisação não visa prejudicar os usuários do SUS, mas é uma forma de chamar a atenção da presidente Dilma e seus 40 ministros do abandono em que se encontra a saúde pública do país”, protestou o sindicalista.

Para Ribamar Costa, a presidente está descumprindo a Constituição Federal ao contratar pessoas sem concurso público, além de ignorar a legislação que determina a realização do exame Revalida a todos os profissionais graduados em faculdades do exterior.

“Essa contratação não resolverá o problema da saúde pública, porque os hospitais sofrem com a falta de equipamentos e medicamentos, ou seja, falta estrutura para o atendimento, assim essa medida é apenas eleitoreira e não resolverá o problema”, falou o presidente do Sindmed.

Novos protestos serão realizados caso a presidente insista em contratar de forma irregular novos trabalhadores.

“Há estudos que mostram que a única forma de resolver o problema é realizar investimentos em estrutura, a realização de concurso público efetivo, além da criação da carreira de Estado para os médicos, assim os profissionais começariam o trabalho pelo interior”, finalizou Ribamar Costa.

Freud Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário