quinta-feira, 11 de abril de 2013

Acre virou rota do tráfico de pessoas, admite secretário

direitos

Governo do Acre, através da Secretaria de Direitos Humanos, admite que a situação dos haitianos está insustentável e que o Acre virou rota internacional do tráfico de pessoas, que se não houver uma intervenção do governo federal, a área de fronteira vai virar um campo minado pelo violência, já que, na região, estão, também, traficantes e contrabandistas.

Até o ano passado, o Governo Federal autorizava 120 vistos por mês para os haitianos. Agora, o governo do Acre tem presa.

A cada demora para se retirar documentos aumenta mais o número de refugiados em Brasileia. Num galpão para 200 pessoas estão 1.300. Os colchões doados pelo Estado são poucos e muitos refugiados estão domingo no chão.

Com a fronteira do Peru aberta, eles não param de chegar. O Brasil agora é rota certa para os haitianos que juntos estão trazendo africanos e refugiados de países da América Central.

A rota internacional pode intensificar a tráfico de drogas, de armas e o contrabando na região. A Policia Federal intensifica a fiscalização, mas, com poucos agentes na fronteira, fica difícil acompanhar os casos mais de perto.

Para o secretário de Direitos Humanos do Estado, Nilson Mourão, o que está acontecendo em Brasileia é uma crise que tem tendências a ficar pior se o governo federal não intervir.

Adaílson Oliveira, Da TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário