segunda-feira, 4 de março de 2013

Rio Acre ganha força em Rio Branco e no interior, Tarauacá, Cruzeiro e Sena, situação é de alerta total com enchente


As chuva do final de semana e manhã desta segunda feira (04), fez com que o volume de água do rio Acre ganhasse força, causando o fenômeno do repiquete, oscilando para mais em  quase 2m, em relação o último sábado, quando o manancial apresentava profundidade de 9m77cm.
Segundo o relatório da Defesa Civil Estadual divulgado agora a pouco, o rio Acre está com profundidade de 11m59cm em Rio Branco.
No interior do Estado, por onde passa – Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolância e Xapurí – o rio Acre apresenta profundidade de 5m43cm, 7m08cm e 6m50cm, respectivamente.
Nos municípios de Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, a situação é de alerta total pelas autoridades, tendo em vista os rios que banham essas cidades estão acima da cota considerada de alerta.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá se manteve estável, marcando em sua calha mais profunda 12m30cm, quando a cota considerada de alerta é de apenas 11m80cm.
Em Tarauacá, o rio Tarauacá, também encheu bastante e está acima da cota considerada de alerta (8m50cm) e mede esta manhã na régua de monitoramento 8m56cm.
A situação mais preocupantes, diz a Defesa Civil, é com o rio Yáco, que banha o município de Sena Madureira. Naquela cidade, o manancial ultrapassou a cota de transbordamento e está marcando 15m20cm e já atingiu alguns bairros.
Até o momento, diz a Defesa Civil, somente quatro famílias tiveram que ser removidas de suas casas.
Salomão Matos
Da redação de ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário