sexta-feira, 15 de março de 2013

MDA garante assistência técnica aos extrativistas do Juruá

MDA garante assistência técnica aos extrativistas do Juruá

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sinalizou com a renovação do contrato firmado no ano passado com a Organização Não Governamental (ONG) SOS Amazônia, sediada em Rio Branco-AC, para a prestação de assistência técnica e extensão rural aos extrativistas do Vale do Juruá. A iniciativa possibilitará, entre outros benefícios, o acesso de produtores à política de crédito agrícola disponibilizada pelo Governo Federal.

Essa garantia foi dada pelo ministro Pepe Vargas, ao deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC) e ao secretário da SOS Amazônia, Miguel Scarcello, durante audiência concedida nesta semana, em Brasília. A renovação do contrato permitirá que a SOS Amazônia e o MDA continuem prestando assistência técnica e extensão rural à 800 famílias de produtores agroextrativistas, residentes nos municípios do Vale do Juruá. Desse total, 460 famílias residem no Parque Nacional da Serra do Divisor e mais 120 na reserva extrativista do Alto Juruá, que também são atendidas pela parceria.

O encaminhamento da solicitação foi feita ao deputado Taumaturgo Lima pela sociedade local, representantes de sindicatos rurais e pelas Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente dos municípios que compõem o Vale do Juruá, já que o contrato entre a SOS Amazônia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário se encerra no final do mês de maio próximo.

“Sem a renovação dessa parceria dificilmente os produtores teriam condições de atender as exigências da política de governo voltada para garantir a sustentabilidade ambiental e econômica da região” – disse Taumaturgo Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário