sábado, 16 de março de 2013

Ex-diretor do Deracre, Sérgio Nakamura tem bens bloqueados pela Justiça Federal


O ex-diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), empreiteiro Sérgio Nakamura teve os bens bloqueados pela Justiça Federal por uma ação cautela movida pelo promotor Eduardo Henrique do Ministério Público Federal do Acre (MPF-AC). A ação foi protocolada  no dia 04 de março. O juiz concedeu a liminar no dia 12. Nakamura é acusado de improbidade administrativa.

Em 2009, o Ministério Público Federal no Acre denunciou Sérgio Yoshio Nakamura e Tácio de Brito, ex-diretores-gerais do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), além de Jose Litro José da Nóbrega, diretor de obras do Deracre e os empresários Carlos Eduardo Ávila de Souza (Construtora Ideal), José de Ribamar Nina Lamar (CEPEL Construções Ltda), Antonio José de Oliveira e Mauro José de Oliveira (Construtora Construmil), pelo desvio de verbas públicas no valor de R$ 22,8 milhões, relativos a trechos das obras de pavimentação e restauração na rodovia BR-364.
Entre os anos de 2000 e 2007, Tácio de Brito e Sérgio Nakamura foram responsáveis pela ordenação de despesas e condução da execução dos contratos celebrados pela autarquia estatal com as construtoras envolvidas na prática criminosa, tendo autorizado vários pagamentos indevidos em favor destas. Joselito Nóbrega, diretor de obras do Deracre desde 1999, coordenou a fiscalização da execução dos contratos, atestando medições dos serviços e notas de pagamento, além de ter chefiado a comissão responsável pelo recebimento das obras.
O  rombo nos cofres públicos segundo a Ação do MPE, monta as cifras de R$22.859.939.33 (vinte dois milhões oitocentos e cinquenta e nove mil novecentos e trinta e nove reais e trinta e três centavos).
Salomão Matos, da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário