quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Receita Federal divulga novas regras e prazo para declaração de Imposto de Renda


A Receita Federal divulgou nesta terça-feira, 19, novas regras e prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. O prazo compreende o dia 1° de março a 30 de abril e poderá ser entregue via internet ou nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Os contribuintes poderão ter acesso à ficha de preenchimento do IR a partir das 8 horas da próxima segunda-feira, 25. Quem teve rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 24.556,65 em 2012 deve declará-lo. Uma das novidades é a correção de 4,5% em relação ao ano anterior. Para os que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil a declaração também é obrigatória, bem como quem tinha, até 31 de dezembro de 2012, posse de bens ou propriedade, com valor superior a 300 mil reais.

Outra novidade que deverá valer no ano de 2014, é que a Receita Federal pretende concluir o projeto da declaração pré-preenchida e aumentar o número de contribuintes beneficiados. Este, portanto, deverá ser o último ano de apresentação da declaração simplificada.

No ano passado, a Delegacia da Receita Federal no Acre, recebeu 72.860 declarações de contribuintes. A estimativa para este ano é que haja um aumento de 5%, cerca de 76 mil declarações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário