A Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp) está
finalizando o treinamento da equipe que vai atuar na Delegacia Virtual, através
do telefone 197, e do Disk Denúncia, pelo número 181. O serviço por enquanto
está funcionando de forma experimental. A ideia, segundo o secretário de
Segurança Pública Reni Graebner, é colocar a ferramenta à disposição da
população dentro de poucos dias.
São 35
profissionais que irão se revezar no atendimento em plantões de seis horas,
cujo serviço estará disponível para todo o Acre. Pelo telefone 197 será
possível registrar perdas de documentos, pequenos furtos e outras infrações de
menor complexidade. O reclamante receberá por e-mail cópia da ocorrência que
registrou, devidamente validada pela autoridade policial. Isso vai facilitar a
vida das pessoas e desafogar o atendimento nas delegacias, o que tornará o
atendimento mais ágil.
Já pelo Disk Denúncia, 181, qualquer cidadão poderá registrar
queixas referentes ao tráfico de drogas, procurados pela Justiça, atos de
violência e tortura, abuso contra idosos e crianças, violência sexual,
prostituição infantil e cárcere privado.
Reni Graebner explicou aos futuros atendentes do serviço que tão
importante quanto o registro das denúncias são a resposta e o atendimento das
demandas, "para que o serviço não caia em descrédito. Daí a necessidade de
todas as unidades de segurança pública se adequarem à nova realidade e se
estruturarem para atender o novo serviço".
Fonte: Pagina20online
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