sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Servidores temporários são demitidos da Secretaria de Educação e Esporte

Secretário Daniel Zen lamentou as demissões através das redes sociais
O dia 31 de dezembro de 2012 foi o último dia de contrato para centenas de servidores provisórios do Governo do Estado do Acre, lotados especificamente na Secretaria de Educação e Esporte (SEE). Todos foram demitidos.
De acordo com a assessoria de imprensa do governador Tião Viana, as demissões foram necessárias para atender o dispositivo legal que diz que não há como prorrogar contrato que ultrapasse a dois anos.
A SEE, de acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, abriu novos editais para preenchimento de 2.096 vagas. O concurso será simplificado e as inscrições já foram encerradas.

As demissões já haviam sido anunciadas pelo secretário de Educação e Esporte, Daniel Queiroz de Sant’ana, O Daniel Zen, que chegou a usar sua página pessoal nas redes sociais, no dia 14 de dezembro de 2012 para justificar as demissões.

O secretário prestou solidariedade, via rede social, a todas as pessoas que seriam atingidas pela onda de demissões.

"Mesmo sabendo que são vínculos de natureza transitória, o fato é que o esforço e dedicação destas pessoas se sobressai e se soma ao trabalho dos colaboradores que possuem vínculo efetivo. Contudo, a legalidade está acima de outros fatores, o que impede que renovemos um contrato cujo prazo final já vai se expirar. A todos, desejo sorte no processo seletivo para contratação de profissionais em caráter temporário, cujos editais estão abertos. Meu abraço e minha solidariedade a todos que enfrentarão essa batalha",escreveu.

O secretario afirmou também que o fim dos contratos provisórios foi uma medida de natureza econômica, respaldada pela crise internacional. "A crise internacional de 2012 afeta o Brasil e as medidas econômicas anti-cíclicas adotadas para reduzir os efeitos dessa crise, como a redução do IPI, impactam diretamente o orçamento dos Estados mais pobres, como o Acre. A redução do FPE e do FPM, decorrente da redução do IPI, também impacta as receitas do FUNDEB, verba constitucional da Educação. Afora isso, a expectativa de perdermos vários colaboradores valorosos, que detém contratos de natureza temporária, em virtude do encerramento do prazo de tais contratos, também afeta nosso animo", declarou.

Gina Menezes, da Agência ContilNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário