sábado, 12 de janeiro de 2013

Peritos da FAB chegam hoje para investigar a queda de aeronave

Aviao 1

O avião monomotor modelo Embraer 720, tipo Minuano, de prefixo PT-RIK, caiu logo após decolar da pista do Aeroporto Plácido de Castro. O acidente ocorreu às 12h30 (horário local). Oito pessoas estavam a bordo, incluindo 3 crianças e 1 portador de necessidades especiais. Não houve vítima fatal.

Unidades do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para prestar atendimento às vítimas, que tiveram escoriações e ferimentos leves. O avião caiu na ‘cabeceira 24’, lado oposto à BR-364.


Ao sentir problemas na condução da aeronave, o piloto Wesley da Silva Oliveira tentou fazer um pouso forçado, mas já não havia mais pista. A aeronave entrou 150 metros na mata. A pista do aeroporto ficou 37 minutos interditada para atender à ocorrência.
Hoje, representantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, com sede em Manaus, chegam para fazer os primeiros relatórios. A aeronave já está coberta por uma lona à espera dos técnicos.

“Todas informações de natureza técnica a respeito das condições da aeronave só poderão ser fornecidas pela equipe do serviço de pesquisa”, adiantou o superintendente da Infraero em Rio Branco, Jaílson Araújo.

Há desencontros de informações a respeito do destino da aeronave. O dono do equipamento, Antônio Grandidier, bastante nervoso, afirmou que o destino era a cidade de Eirunepé, no Amazonas. A superintendência da Infaero em Rio Branco já informa que o destino seria Envira, também no Amazonas, fazendo escola no município acreano de Manoel Urbano.

Aviao 2

“A aeronave é minha e transportava pessoas por um favor que eu estava fazendo a uma pessoa de Eirunepé”, afirmou Grandidier, proprietário da empresa Taxi Aéreo Pauiniense. Grandidier não quis informar sobre a manutenção da aeronave.

Dois oficiais da Aeronáutica estavam nas dependências do aeroporto, mas não quiseram informar sobre o plano de voo e nem sobre a fiscalização a respeito da manutenção da aeronave.

Anac afirma que aeronave estava em situação “regular” O Registro Aeronáutico Brasileiro, segundo a Anac, assegura que a aeronave modelo Embraer 720 D, com prefixo PT-RIK “está em situação regular”. O Certificado de Aeronavegabilidade (certidão que garante permissão para voar no espaço aéreo brasileiro) tem permissão para operar até 2016.


Ainda de acordo com a Anac, a Inspeção Anual de Manutenção está adequada até setembro de 2013. “Destacamos que se trata de verificação preliminar, dado que as informações oficiais sobre acidentes/incidentes são encaminhadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica”, afirmou a assessoria de imprensa da agência. No acidente ocorrido ontem, havia oito pessoas viajando, incluindo o piloto.

ITAAN ARRUDA - Agazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário