A equipe do Projeto Poronga encerrou na última terça-feira, 15, as cerimônias de formatura nos municípios de Tarauacá, Epitaciolândia, Brasileia, Feijó, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul (Foto: Assessoria SEE) |
Após formar mais de mil alunos na
capital, a equipe do Projeto Poronga encerrou na última terça-feira, 15, as
cerimônias de formatura nos municípios de Tarauacá, Epitaciolândia, Brasileia,
Feijó, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, que contaram, no total, com mais de
900 alunos formados pela ação educacional.
O principal objetivo do Poronga
é reduzir a distorção idade/série, contribuindo para que os estudantes
tenham chances de alcançar novas conquistas pessoais e educacionais,
colaborando para a elevação do Estado ao permitir às pessoas que foram privadas
da oportunidade de estudar concluir seus estudos.
Entre as pessoas que o Projeto
Poronga auxiliou no retorno à sala de aula, está o aluno Juniel dos Santos
Dantas, de Feijó. Atualmente com 19 anos, viveu grande parte de sua infância no
seringal, e, por causa de um acidente, precisou ter uma das pernas amputadas.
“Uma das maiores dificuldades para mim é a acessibilidade, mas, vendo onde
estou agora, consigo perceber o quanto venci e o quanto ainda posso vencer”,
disse Juniel.
A mesma sensação de
conquista também foi vista no formando Francisco de Assis Alves, de Tarauacá.
Tendo que ajudar desde cedo o pai a garantir o sustento da família, pensava ser
praticamente impossível conseguir voltar a estudar. Segundo ele, “graças ao
apoio dos professores e da equipe, pude ver que ainda não é tarde para realizar
meus sonhos”.
Daniel Zen agradeceu o esforço dos profissionais envolvidos na atuação
do Poronga (Foto: Assessoria SEE)
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Representando a Secretaria de
Estado de Educação e Esporte (SEE), Daniel Zen agradeceu o esforço dos
profissionais envolvidos na atuação do Poronga em todo o Estado: “Além do
esforço dos alunos, o incentivo dos professores e dos diversos educadores
envolvidos no projeto, é de fundamental importância para a permanência dos
estudantes, permitindo que eles alcancem novas perspectivas na vida”.
Sobre o Poronga
Foi criado em 2002 pela SEE, em
parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de corrigir a distorção
idade/série e proporcionar uma educação no qual o aluno seja capaz de exercer
sua cidadania de forma produtiva.
O projeto expandiu
seu atendimento no ano de 2008 em dez municípios do Estado: Cruzeiro do Sul,
Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia, Senador
Guiomard, Bujari e Plácido de Castro. Nesses municípios funcionaram 600
telessalas, onde foram atendidos mais de 19 mil estudantes, com 600
profissionais (professores e supervisores) capacitados nas formações em
serviço. Atualmente, o Poronga abrange os seguintes municípios: Rio Branco,
Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Brasileia e Epitaciolândia.
Astorige Carneiro (Assessoria SEE)
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