segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jordão: Um dos piores lugares para se viver no Brasil, revela levantamento feito pela Firjan


A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o resultado de um levantamento sobre a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros: O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Em sua quinta edição, o levantamento mostra que Jordão, no Acre, está entre os seis municípios do país em condição de baixo desenvolvimento.
Para chegar a essa conclusão, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento: Emprego e Renda, Educação e Saúde – e utiliza-se de estatísticas oficiais divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Este ano, os dados oficiais mais recentes disponíveis são de 2010.
Além do Jordão também apresentaram essa classificação (IFDM abaixo de 0,4 pontos), São Paulo de Oliveira (AM), Tremendal (BA), Brages (PA), Porto de Móz (PA) e Fernando Falcão (MA). Juntas essas seis cidades registravam apenas 3,2 mil vagas de trabalho para uma população de 120 mil habitantes.
Segundo o levantamento, na maioria desses municípios, não há sequer 10% de seus professores com diploma de ensino superior. Na cidade acreana, apenas 3,1% dos docentes tem essa qualificação, enquanto no Brasil, a média é de 74%.
Se a Educação não vai bem, a Saúde também não. Em Jordão, Fernando Falcão e Porto de Moz menos de 10% das gestantes foram ao médico mais de seis vezes. Em São Paulo de Olivença (AM), menos de 1%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as gestantes façam, no mínimo, sete consultas durante o pré-natal, o que ocorreu com 58% das grávidas brasileiras.
O estudo ajuda a explicar por que a cidade do Acre apresenta o segundo pior IDH- Índice de Desenvolvimento Humano, criado pela Organização das Nações Unidas para avaliar a qualidade de vida no mundo. É a campeã nacional de crianças fora da escola. E com um custo de vida tão alto, tem a quarta pior renda per capita de todo o Brasil.
Na região Norte, apenas Porto Velho e Rondônia possuem alto desenvolvimento
A média brasileira do IFDM atingiu 0,7899 pontos em 2010, um crescimento de 3,9% em relação a 2009.
O Norte destoou das demais regiões do país, não só pela baixa pontuação alcançada por seus municípios no IFDM, mas pela lenta evolução ao longo da década. A região tem a maior proporção de municípios classificados com desenvolvimento baixo ou regular. Somente Palmas (TO) e Porto Velho (RO) possuem alto desenvolvimento.
No Acre, os melhores resultados estão em Rio Branco, Acrelândia, Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul e Brasileia. Já os piores foram verificados em Jordão, Santa Rosa do Purus, Tarauacá, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
Com informações de Firjan -  www.firjan.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário