terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Acre recebe certificado de boas práticas ambientais

Edegard de Deus conta que foi emocionante receber o certificado das mãos de Paulo Nogueira, um sábio do Meio Ambiente e um grande amigo do Acre (Foto: Assessoria Sema)

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, e o técnico do Departamento de Difusão e Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema), Adriano Alex Santos e Rosário, participaram do lançamento de publicação do livro “Exemplos de ações educativas e práticas sustentáveis no campo brasileiro” e do Seminário de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, integrantes do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF).

Os eventos ocorreram entres os dias 28 e 30 de Novembro, na sede do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília. A proposta do Seminário era mostrar e discutir as experiências selecionadas as boas práticas, demonstrando os diferentes aspectos e abordagens existentes neste tipo de ação.

Estavam presentes os expositores, representando as 25 experiências selecionadas para a publicação; representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e suas vinculadas, Semas, representantes de órgãos governamentais federais (MEC, MDA, Incra e Mapa), universidades, institutos federais, representantes de Conselhos (Conama) representantes de movimentos sociais do campo (Sindicatos), agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), dentre outros.

O secretário e o técnico receberam das mãos do primeiro Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Paulo Nogueira Neto, e do diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Nilo Sérgio Diniz, o certificado de reconhecimento de boas práticas ambientais, com a experiência “Mochila do Educador Ambiental”, uma importante ferramenta na formação de educadores rurais.

Edegard de Deus conta que foi emocionante receber o certificado das mãos de Paulo Nogueira, um sábio do Meio Ambiente e um grande amigo do Acre. Falou ainda que o certificado é o reconhecimento à política sustentável implantada no Estado. “Este prêmio vem coroar o esforço de mais de treze anos de todos os dirigentes e técnicos que se esmeraram na construção do desenvolvimento sustentável na nossa terra”.

Para Adriano Alex, o seminário foi uma oportunidade de difundir as políticas públicas ambientais desenvolvidas pela Sema, bem como trocar experiências sobre práticas de educação ambiental no âmbito rural. “Esse trabalho é o reconhecimento do governo federal pelos relevantes trabalhos desenvolvidos pelo governo do Acre no que diz respeito ao desenvolvimento rural sustentável, que concilia desenvolvimento econômico com preservação dos recursos naturais”, afirmou.

Anderson Bodanese (Assessoria Sema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário