terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Acre: Médico receita mata bicheira para criança


A cada dia surgem novas denúncias sobre problemas de atendimento no sistema público de saúde do Acre. A atuação de alguns médicos vem sendo constantemente questionada pelos usuários da saúde gerida pelo Governo do Acre.
Uma família da zona rural de Sena Madureira denunciou nesta segunda-feira, 10, que o médico plantonista do hospital João Câncio, Victor Valda Pedrozas prescreveu um mata bicheira animal para curar as feridas na cabeça de uma criança de apenas seis anos.
Segundo a mãe da criança, que não quis se identificar por medo de represálias, ao levar a menina C.C.S. à unidade hospitalar de Sena Madureira, o médico teria examinado a cabeça de sua filha e teria receitado um mata bicheira em spray.
Ao procurar o medicamento em drogarias, ela foi surpreendida pela informação que só encontraria a substância em lojas de produtos veterinários.
A agricultora ainda se dirigiu a uma loja especializada, mas recebeu a recomendação para não comprar a substância. O atendente teria informado que o cicatrizante animal seria altamente tóxico e poderia levar à morte se ministrado na criança.
Em contato pelo número (68) 9903-*2*9, o médico Victor Valda Pedrozas confirmou a prescrição, mas afirma que o cicatrizante para animais não chegou a ser ministrado a criança.
Segundo o médico que trabalha para o Governo do Acre, C.C.S. teria sido internada no hospital João Câncio para tratamento das várias feridas que teria no couro cabeludo.
“Ela [a mãe da criança] está exagerando com a questão. Falei que colocando um pouquinho poderia resolver o problema”, disse ao afirmar que teria recomendado o tratamento com o mata bicheira.
Victor Valda Pedrozas informou ainda, que teria pedido a internação da menina para que fosse feito um tratamento completo.
“A receita não foi utilizada. Pedi para internar a menina. Estas pessoas estão procurando usar o assunto para denegria minha imagem profissional, no município”, enfatizou.
De acordo com o médico, “coisa banais se espalham muito. Quero fazer o melhor para as pessoas, mas sempre existem aqueles que procuram atrapalhar”, disse Victor Pedrozas.
A reportagem procurou a Secretária de Saúde para saber qual seria o posicionamento dos gestores, em relação à prescrição do mata bicheira, como remédio pediátrico.
A assessoria informou que a Sesacre vai tomar providências administrativas para saber em quais circunstâncias esta receita foi prescrita. Informo também que o paciente vai ser encaminhado para outro profissional para reavaliação.
Ray Melo,
da redação de ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário