quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SEE promove curso de formação continuada para técnicos em Educação Escolar Indígena


Para potencializar as ações promovidas pela Coordenação de Educação Indígena, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) promove, no período de 25 de novembro a 19 de dezembro de 2012, o curso de formação continuada para técnicos que desenvolvem atividades e apoio pedagógico às escolas indígenas localizadas no Estado do Acre.
O curso irá  focar as áreas de antropologia, linguística e alfabetização, fundamentais para viabilizar o atendimento das demandas educacionais que existem nas comunidades indígenas, fazendo com que seja possível o diálogo com as realidades socioculturais e linguísticas de cada povo.
A realização do curso de formação vem através de recursos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), com valor superior a R$ 195 mil e insere-se como parte das ações desenvolvidas pela SEE para fortalecer a educação escolar indígena no Acre, que abrange um total de 7.198 alunos de 176 aldeias do território acreano, distribuídos em 182 escolas.
Nas últimas décadas, essas comunidades conquistaram o direito de elaborar projetos educacionais que favoreçam a afirmação de suas diferenças culturais. Para a coordenadora da Educação Indígena, Maria do Socorro de Oliveira, as escolas indígenas vêm assumindo novos papéis e significados para construir políticas que favoreçam os projetos sociais desses povos.
“Atualmente, a escola indígena tornou-se um local de afirmação étnica para as comunidades beneficiadas pelas ações promovidas na SEE. Incentivamos a valorização das línguas maternas, a utilização dos próprios sistemas de ensino e aprendizagem, e a produção de materiais didáticos específicos, pensando sempre no bem-estar entre os técnicos e as comunidades em que eles atuam.
Assessoria SEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário