terça-feira, 9 de outubro de 2012

Iapen empossa novos agentes penitenciários em Cruzeiro do Sul


Auditório da Escola Craveiro Costa/ Foto: Onofre Brito
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) empossou no fim de semana, em Cruzeiro do Sul, 66 novos servidores, que atuarão em Cruzeiro Do Sul, Feijó e Tarauacá. Entre eles estão agentes penitenciários, pedagogos, administradores e técnico-administrativos. O Presídio Manoel Néri da Silva de Cruzeiro do Sul, ficará com 40 dos servidores.
Estava previsto para começar nesta segunda-feira (8) uma preparação dos novos servidores, reuniões com os empossados, com as equipes de segurança, com equipes técnicas para depois iniciar as atividades gradativamente.
O diretor-presidente do Iapen, Dirceu Augusto Silva, participou da solenidade realizada no auditório da Escola Craveiro Costa, praticamente lotado, com a presença de muitos familiares dos novos empossados. Em suas palavras de saudação à nova turma, Silva mostrou a importância das novas funções e falou sobre a conduta, evitando qualquer tipo de relacionamento “para o mal” com os reeducandos, o que acaba prejudicando a segurança do próprio agente, de sua família e do sistema prisional. Para ele, os três principais perigos dessa associação são: usar violência contra um reeducando, aceitar propina ou introduzir alguma coisa ilegalmente nas celas.
Jardeson José Amorim, até agora, era agente no Instituto Socioeducativo, um trabalho temporário. Na nova função em regime permanente ele vê a vantagem de poder programar melhor sua vida: “Estou contente. Com a garantia do salário no final do mês, de modo permanente, você trabalha com mais vontade e mais tranquilo.”
Em todo o Estado foram empossados 136 novos servidores. Para Silva, é  um número considerável e vai resolver os problemas em Senador Guiomard, em Rio Branco, em Sena Madureira e Tarauacá, onde havia uma demanda grande. “O governador prometeu, e sempre que ele promete, ele cumpre. Demorou um pouco porque tinha que fazer as contas de chegada, salários, essa coisa toda, mas ainda bem que deu tudo certo e hoje a gente está aí comemorando.”
Nas cinco regiões que compõem o sistema prisional do Estado a população carcerária é de 3.900 presos. Em Cruzeiro do Sul são 590 detentos. Segundo Marquionis Santos, diretor do presídio Manoel Néri da Silva, foi inaugurado recentemente um novo bloco de celas e havia a necessidade de mais agentes.

“A gente recebe com carinho os novos colegas. Tivemos um período crítico no instituto, mas hoje temos um prédio novo. e a chegada dos novos colegas vai reforçar a segurança, vai melhorar a qualidade do serviço, do atendimento ao público e a própria assistência aos que estão recolhidos”, disse.
Informações de Flaviano Schneider (Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário