segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FAB atende solicitação do Acre e disponibiliza UTI no ar para trazer paciente do Recife

Na tarde deste sábado, 20, um jato com UTI da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto de Rio Branco trazendo a bordo a pequena Ana Clara Freire (Foto: Assessoria Sesacre)

Na tarde deste sábado, 20, um jato com UTI da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto de Rio Branco trazendo a bordo a pequena Ana Clara Freire, de apenas um ano de idade. Desde os seis meses de vida, ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Real Português de Recife, onde fizera uma cirurgia cardíaca por causa de uma má formação. O comando da FAB atendeu pedido do governador Tião Viana e se colocou à disposição.
Ela foi recebida no aeroporto por dois médicos - um clínico e um pediatra - e foi encaminhada para a UTI do Hospital da Criança, no qual será acompanhada por um cardiopediatra. Enquanto esteve internada em Recife, a criança ainda teve várias infecções, inclusive no pulmão, e por isso permanece dependente de forma intermitente do respirador até que consiga respirar sozinha.
Ana Clara e a família moram em um ramal da Vila do Incra, em Porto Acre, e os pais estavam com ela desde março quando foram enviados pelo Tratamento Fora de Domicílio (Foto: Assessoria Sesacre)

Ana Clara e a família moram em um ramal da Vila do Incra, em Porto Acre, e os pais estavam com ela desde março, quando foram enviados pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Segundo a gerente do TFD, Ediná Costa, na época foi preciso colocar um chamado no rádio para conseguir falar com a família e avisar que fariam a viagem para a cirurgia.
“Eu não tenho palavras para agradecer o empenho da Secretaria de Saúde desde o início, e hoje poder voltar para casa com a minha filha é quase um sonho, porque vou poder ficar perto dos outros filhos também. Agradeço muito ao governador e à secretária de Saúde por ajudarem a minha filha, porque ela está lutando muito para viver, é uma guerreira”, disse, emocionada, a mãe de Ana Clara, Catarina Freire.

Surama Chaul (Assessoria Sesacre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário