terça-feira, 4 de setembro de 2012

Detran oferece serviços pela internet

Serviços online evitam deslocamentos desnecessários e agilizam o atendimento ao usuário (Foto: Assessoria Detran)
Serviços online evitam deslocamentos desnecessários e agilizam o atendimento ao usuário (Foto: Assessoria Detran)
Para garantir mais praticidade aos cidadãos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibiliza alguns serviços pela internet. No site (link:http://www.detran.ac.gov.br/) da autarquia é possível solicitar a Carteira de Habilitação definitiva ou a 2ª via da CNH, emitir os débitos do veículo e acompanhar o processo de habilitação.
Quem deseja emitir os boletos de IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e multas pode acessar o link “Emissão de Débitos do Veículo” no site e realizar a consulta utilizando a placa e o número doRenavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do automóvel. A consulta de veículos, além de fornecer os débitos e multas já processadas, fornece também as características do veículo.
solicitação de CNH definitiva ou da 2ª via da habilitação pode ser feita acessando os links dos respectivos serviços no site. São necessários os dados pessoais, como nome completo, nome da mãe, número do CPF e data de nascimento. É gerado um boleto que deverá ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil. O cidadão pode retirar sua habilitação em até 15 dias na sede do Detran, localizada na Avenida Nações Unidas, n° 2710. Durante esse período pode ser consultado o processo de habilitação por meio do link “Acompanhe seu processo de habilitação”.
No site também é disponibilizado a Ouvidoria Web. Qualquer dúvida sobre o Detran, principalmente sobre habilitação, multas e transferências de veículos podem ser enviadas a autarquia e estas serão respondidas. Reclamações e elogios também podem ser feitos por meio deste canal de comunicação.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho diz que os serviços disponibilizados no site da instituição oferecem maior comodidade. “Os serviços online evitam que a pessoa precise se dirigir ao nosso atendimento para fazer uma solicitação e tenha que voltar novamente pra retirar sua CNH. Outra opção mais prática é a OCA, porque, neste posto de atendimento, o serviço de habilitação funciona durante todo o dia”, ressaltou.

Fátima Bandeira (Assessoria Detran)

Nenhum comentário:

Postar um comentário