sábado, 11 de agosto de 2012

SEAPROF ITINERANTE EM TARAUACÁ: Parceria com o Banco da Amazônia, INCRA e UGAI Liberdade


A Seaprof de Tarauacá fechou uma parceria com o Banco da Amazônia, INCRA e a UGAI Liberdade e realizaram dos dias 03/08 a 05/08 a maior liberação de crédito já realizada naquela comunidade. 

Foram realizados levantamentos de propriedades e vistorias técnicas de 50 produtores que serão atendidos com o PRONAF, principalmente o PRONAF A, já que estão assentados em áreas do Complexo de Florestas Estaduais do Gregório. O recurso que receberão servirá para que haja uma melhora e aumento da produção, garantindo assim uma melhor renda e qualidade de vidas para a população daquela região. 

O novo gerente da Seaprof de Tarauacá, Narcélio Bayma, falou que essa parceria tem como objetivo maior beneficiar o produtor, já que evita que o mesmo, vá até a cidade para fazer sua proposta de financiamento. O Basa e a Seaprof garantiram também, que as assinaturas para a liberação do crédito será realizada na comunidade, com isso o produtor vai na cidade apenas para receber o crédito.

Em seu discurso o gerente falou para as famílias que o governador Tião Viana e o secretário de Produção, Lourival Marques, não estão medindo esforços para propiciar a melhora na qualidade de vida do produtor rural. Exemplo disso é que naquela região as famílias serão beneficiadas com inúmeras ações do Fundo Amazônia, que contempla cada propriedade com a mecanização (destoca e gradagem) de 2 ha para a formação de roçados sustentáveis e ainda inclui kit com enxadas, terçados e sementes; galinheiro com: cobertura de telha de fibro-cimento, tela, bebedouro e comedouro, pintos de 1 dia e ração; estrutura para cultivo protegido de hortaliças, incluindo lona e sementes; e fomento na fruticultura com entrega de mudas. Além disso, tudo as famílias serão beneficiadas com o pagamento de bônus em dinheiro pelos serviços ambientais, através do programa da certificação da unidade produtiva familiar. 

A Seaprof já cadastrou mais de 100 produtores entre o rio Liberdade e o rio Tauari, para participarem de ações do Fundo Amazônia. Será iniciado nesta semana o cadastramento da comunidade do Igarapé Esperança e na outra semana será a vez do Projeto de assentamento Novo Destino. “A meta desse ano é atendermos com esse programa do Fundo Amazônia, no mínimo 200 famílias, ou seja, mecanizar pelo menos 400 ha em nosso município” – frisou Narcélio Bayma. Segundo ele isso vai ser algo “Significativo para a agricultura de Tarauacá”.

O presidente da associação Fortaleza Acreana, Edmilson Mesquita, que atua na região do Liberdade, elogiou o trabalho do governador e do secretário de Produção, e disse que era isso que os produtores da região sonhavam, pois estava sendo dada pra eles as condições necessárias para produzir sem queimar e assim fazer a preservação das florestas estaduais e continuar produzindo. 

Durante a realização do evento, foi recebida a visita do Secretario de Meio Ambiente (SEMA), Edegard de Deus, acompanhado de João Paulo Mastrangelo, que observaram todas as ações que estavam sendo realizadas e elogiaram muito o trabalho que o Secretário Lourival Marques está realizando na agricultura, mas sem esquecer a preservação do meio ambiente, dando as alternativas para que os agricultores possam continuar tirando seu sustento da terra sem provocar devastação. 

Construção de Tanques e Açudes 

O programa de desenvolvimento da Piscicultura está iniciando uma nova etapa em Tarauacá, depois de atender a população ribeirinha e que produtores que moram na beira da BR 364, os trabalhos agora se darão nos ramais do nosso município, para aproveitar às condições climáticas que favorece o acesso nesse período sem chuva, a comunidade que será beneficiada primeiro será do ramal Lomada, onde as maquinas já se encontram e os trabalhos começam hoje no dia 07/08.

Assessoria SEAPROF
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário