quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Produtores são beneficiados com ações do Fundo Amazônia



Mais de 100 produtores serão beneficiados com ações do Fundo Amazônia. As ações são de mecanização, com destoca e gradagem de dois hectares para a formação de roçados sustentáveis, que inclui ainda ferramentas como enxadas, terçados (facões) e sementes. Também receberão toda a estrutura para construção de galinheiros e os pintos e ração, estrutura para cultivo protegido de hortaliças (incluindo lona e sementes) e fomento na fruticultura com entrega de mudas. Além disso, as famílias serão beneficiadas com o pagamento de bônus em dinheiro pelos serviços ambientais, através do programa da Certificação das Unidades Produtivas.


A Seaprof já cadastrou mais de 100 produtores entre os rios Liberdade e Tauari, ao longo da BR-364. A partir desta semana, inicia-se o cadastramento na comunidade do Igarapé Esperança e do Projeto de Assentamento Novo Destino. “A meta deste ano é atender, com esse programa do Fundo Amazônia, no mínimo 200 famílias, ou seja, mecanizar pelo menos 400 hectares de área em nosso município”, frisou o gerente do escritório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) em Tarauacá, Narcélio Bayma.
O presidente da Associação Fortaleza Acreana, Edmilson Mesquita, que atua na região do Rio Liberdade, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido e disse que esse era o sonho dos produtores: condições necessárias para produzir sem queimar, e assim fazer a preservação das florestas estaduais.
Crédito -  O acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para essas famílias é uma das metas do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Juntamente com agentes financeiros e apoio do Incra, os técnicos da Seaprof realizaram vistorias técnicas a propriedades de 50 produtores interessados em acessar o crédito.
São assentados em áreas do Complexo de Florestas Estaduais do Gregório. O recurso será para investimento e custeio para aumento da produção. A assinatura de contratos de credito foi realizada na Ugai (Unidade de Gestão Integrada) Liberdade, evitando que o produtor se deslocasse até a cidade.
A Seaprof de Tarauacá fechou uma parceria com o Banco da Amazônia, Incra e a Ugai Liberdade, garantindo - de 3 a 5 deste mês - a maior liberação de crédito já realizada naquela comunidade.
Terezinha Moreira (Assessoria Seaprof)

Nenhum comentário:

Postar um comentário