sábado, 11 de agosto de 2012

Número de focos de calor no Acre já é quatro vezes maior que no ano passado

Queimadas urbanas e rurais podem ser denunciadas pelos números 193 ou 190 (Foto: Val Fernandes)


Só nos dez primeiros dias de agosto foram contabilizados 225 focos de calor no Acre, quatro vezes mais do que o ano passado, quando no mesmo período foram apenas 49. Para discutir o problema e traçar ações de combate à prática, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 10, na sede do Corpo de Bombeiros, representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente (Sema e Semeia), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Corpo de Bombeiros e outros órgãos.
Essa situação ambiental do Acre no começo de agosto já começa a preocupar bastante o governo do Estado. De um lado, o Rio Acre esta abaixando de nível rapidamente e com isso a vegetação de toda a bacia se torna seca; do outro, há mais de 14 dias que não chove na maior parte do estado, seguido de uma redução drástica da umidade relativa do ar. Por causa de tudo isso, esse é o período mais propício para as queimadas, tanto na área rural como na área urbana. Só nas 24 horas de 8 a 9 de agosto, foram contabilizadas 83 focos de calor, contra apenas vinte no mesmo período do ano passado. Desde o começo do ano já foram registrados 459 focos de calor.

Representantes de diversos órgãos se reuniram na sexta-feira (10) para discutir situação e traçar ações de combate às queimadas (Foto: Val Fernandes)

“Estamos nesse momento definindo nossas operações de monitoramento e prevenção. Realizamos um plano de trabalho consolidado muito importante em 2011, mas esse ano as condições climáticas estão muito mais desfavoráveis”, avaliou o Secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus. Segundo o secretário, a ajuda da população é importante neste momento: Para a denúncia de queimadas urbanas e rurais, a população pode ligar gratuitamente para o número dos bombeiros 193, ou o número da central de emergências 190.
Pouca chuva e alta temperatura
As regiões mais preocupantes atualmente são as dos municípios de Feijó e Tarauacá, que concentram a maior quantidade de focos de calor. Segundo o meteorologista Helder Farias, “Choveu menos do que era esperado em todo o Estado do Acre, menos em Rio Branco, que ficou acima da média”. Para o mês de agosto são esperados apenas 40mm de chuvas, o que é pouco. Algumas pancadas de chuva devem surgir apenas de 15 a 17 de agosto.
De 10 a 14 de agosto, a temperatura acreana ficará em tornos dos 34ºC. A partir do dia 15, deve haver uma queda de temperatura devido às chuvas que são aguardadas. É um comportamento semelhante ao do ano passado, onde as chuvas mais intensas devem começar apenas na segunda semana de setembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário