sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mesmo proibidas, queimadas já preocupam na Região do Juruá


Apesar da proibição, muitas queimadas urbanas e rurais estão acontecendo na Região do Juruá e já começam a preocupar as autoridades. Somente na quinta-feira (24) foram registradas mais de 50 chamadas para o Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública) que concentra as ligações de emergência para o Corpo de Bombeiros.
Uma nuvem de fumaça já se projeta sobre a região, mas ainda não chegou a causar transtornos ao transporte aéreo. O Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul não registrou atrasos ou cancelamentos de voos, até o momento.
O comando da brigada PREVFOGO criada para combater incêndios florestais na Região do Juruá, informou que não está dando conta de atender 50% dos focos registrados, através do monitoramento via satélite ou ligações telefônicas.
A maioria dos focos de queimadas está acontecendo em Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Alguns produtores rurais estão insistindo em queimar roçados, mesmo com a proibição. Mas outros incêndios são causados de forma involuntária, por pessoas que não tem a devida atenção e acabam causando incêndios florestais.
Em Cruzeiro do Sul o número de queimadas urbanas está aumentando e causando problemas respiratórios na população. Segundo o diretor Clínico do Hospital do Juruá, Heitor Mesquita, o número de pacientes com esse tipo de problema tem crescido neste período.
A brigada PREVFOGO trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros e funciona no próprio quartel. Além do Corpo de Bombeiros, Secretarias da área de produção do governo e da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Ministério Público, Imac, Ibama e outros órgãos contribuem para a conscientização no sentido de evitar as queimadas.
Site Juruá Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário