quarta-feira, 30 de março de 2016

Tarauacá: No dia 21 de abril será realizada uma festa comemorativa pelos trinta anos da chegada do primeiro professor na Aldeia Pinuya


Será realizada no dia 21 de abril uma festa comemorativa na Aldeia Pinuya, na terra do 27, pelos trinta anos da chegada do primeiro professor na Aldeia. Em 21 de abril de 1986 o professor Manoel Kaxinawá ( Maná Huni kuin) chegou a comunidade indígena para lecionar. 

A comunidade do 27 é a menor área de terra indigena legalmente demanacada. Seus habitantes são da etnia Kaxinawá. Atualmente vivem na aldeia Pinuya mais de 150 indígenas, cerca de 50 famílias. 

Arthur Kaxinawá Maná foi o primeiro habitante da Aldeia. Tendo chego com sua família no ano 1972, ou seja, há 44 anos. Hoje ele têm 92 anos de idade. 

Segundo Assis Kaxinawá, o Cacique da Aldeia, a festa será realizada durante o dia e continuando à noite. As pessoas podem ir participarem, é grátis.

"Quem for participar poderá fazer o uso de rapé, do chá Ayahuasca, desgustar a boa caiçuma- comida típica dos povos indígenas, feita com mandioca ou milho", disse Assis. 

Os índios também irão recepcionar os convidados com dança, apresentação de artesanato. E quem quiser levar uma lembrança da festa terá produtos artesanais produzidos pela comunidade para serem vendidos. 

Estão todos convidados! 

Por Leandro Matthaus
 Blog Tarauacá Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário