sexta-feira, 11 de março de 2016

Ministério da Educação credencia Universidade Federal do Acre para oferta de cursos a distância


A Universidade Federal do Acre (Acre) acaba de receber o credenciamento final do Ministério da Educação (MEC) para oferta de cursos superiores na modalidade a distância. A conquista ocorreu após a publicação da portaria normativa n.º 73, de 16 de fevereiro de 2016. Em 2014, uma comissão do MEC esteve em Rio Branco para avaliar a estrutura física e organizacional, bem como o material pedagógico da instituição. Na ocasião, a Ufac já atendia a todos os requisitos exigidos pelo MEC, ficando avaliada com a nota máxima na solicitação.

“Nós estávamos credenciados desde 2014, após a avaliação positiva do MEC, mas dependíamos da portaria para início das atividades”, explicou a coordenadora de Planejamento Estratégico do Núcleo de Interiorização e Ensino a Distância (Niead), Adriane Corrêa. “Era algo que estava além da responsabilidade da Ufac. Agora, retomamos o projeto para oferta do ensino a distância pela universidade.”

O credenciamento para o ensino a distância (EaD) possibilitará à Ufac a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Segundo Adriane, oito municípios do Acre serão beneficiados diretamente com o EaD. “Inicialmente, teremos a implantação do curso de licenciatura em Matemática para os municípios de Acrelândia, Feijó, Sena Madureira e Xapuri. Esse é um compromisso firmado já no momento de solicitação da EaD”, disse a coordenadora.

Ao todo serão ofertadas 400 vagas anuais com a possibilidade de duas entradas semestrais. “Temos também a expectativa de implantar o curso de Tecnólogo em Computação, que também já dispõe de projeto pronto”, detalhou. “Para esse curso, os municípios beneficiados seriam Brasileia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Feijó.”

Pela portaria do MEC, as atividades presenciais obrigatórias dos cursos serão desenvolvidas no campus sede da Ufac. O credenciamento é válido pelo prazo de cinco anos. “A Ufac entra com a oferta de cursos na modalidade de EaD, ratifica seu compromisso com a democratização do conhecimento, já que vai se aproximar de cidadãos residentes em municípios mais distantes ou mesmo facilitar a vida de quem possa ter dificuldade em participar de cursos presenciais”, lembrou Adriane.

O que é EaD?

Segundo o decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005, o qual regulamenta o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases, a EaD é a modalidade educacional em que a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Do AC24Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário