quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Terremoto no Peru é sentido no Acre, Amazonas e Rondônia

O terremoto ocorreu na região de Ibéria (Peru), que faz fronteira com o Acre (Imagem: Painel Global)
Um terremoto de grande magnitude foi registrado na região de Ibéria (Peru), que faz fronteira com o Brasil, por volta das 18 horas (horário do Acre) desta terça-feira, 24. Há relatos de que o tremor foi sentido em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Velho (RO) e Manaus (AM).

Na capital acreana, prédios da região central da cidade foram evacuados. “Ocorreu um tremor de grande magnitude (M=7.2), com foco bem profundo (600 km), na região da fronteira Peru-Brasil”, confirmou o professor Marcelo Assumpção, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Ainda não há registro de prejuízos humanos ou materiais. O major Falcão, do Corpo de Bombeiros do Acre, informa à população o que deve ser feito após os tremores.

“Orientamos à população a observar se após o tremor houve algum dano estrutural nos prédios e casas, como janelas, portas e portões que apresentam dificuldade de fechar, e rachadura nas paredes. Caso seja verificado algum dano, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado para proceder à vistoria do imóvel”, destaca.

Cidades acreanas sentem terremoto

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram que um intenso abalo sísmico que atingiu 6.9 pontos de magnitude foi registrado Peru, 175 km a oeste-noroeste de Iberia às 20h45, pelo horário de Brasília (24/11/2015).

O violento abalo teve seu epicentro localizado sob as coordenadas 10.6S e 71.W, a 592 km de profundidade. O mapa acima mostra a localização do epicentro.

Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície.
Um terremoto de 6.9 pontos de magnitude libera a mesma energia que 17 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 335805 toneladas de TNT.

Fonte: http://tinyurl.com/hnbam6x

Da Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário