quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Deputado Dr. Jenilson apresenta PL que visa criar o Programa de Prevenção e Orientação sobre os Riscos Causados à Coluna Cervical pelo Uso Incorreto de Smartphones e Tablets


Na manhã desta terça-feira 23, no plenário da ALEAC, o deputado Dr. Jenilson apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa de Prevenção e Orientação sobre os Riscos Causados à Coluna pelo Uso Incorreto de Smartphones e Tabletes.

No mundo moderno os smartphones e tablets tornam-se cada vez mais essenciais à vida das pessoas. Porém, o que muitos não sabem é que o uso de forma incorreta pode causar danos irreversíveis à saúde. Em filas de bancos, supermercados, ponto de ônibus, onde estiverem pessoas, acessam continuamente a internet, checam e-mails, redes sociais e, com isso, sem perceber, causam sérios danos à coluna cervical.

Até crianças já estão, desde cedo, mantendo a postura errada, normalmente quando utilizam os referidos aparelhos para assistir vídeos e brincar com jogos eletrônicos por muitas horas seguidas. Adolescentes não vivem sem tais equipamentos. Então, atentos a esse fato e em contato direto com muitos destinatários desta norma, professores poderão, em salas de aulas, alerta-los sobre os malefícios da postura inadequada.

O ato de abaixar a cabeça para verificar o smartphone ou tablete durante longos períodos causa tamanha pressão na coluna cervical que pode levar a danos inconvertíveis.

O deputado Dr. Jenilson, que também é médico, explica que por conta do peso da cabeça, em média 6Kg em adultos, quanto maior a inclinação, maior a pressão. Dependendo do grau de inclinação da cabeça, uma pessoa pode exercer sobre sua coluna cervical peso equivalente a 27,2Kg. Ressalta-se que, enquanto em postura ereta, normal, a pressão exercida sobre a coluna é de 4,5kg a 5,5 kg, a diferença de peso suportado pela coluna ocasionado pela postura equivocada é de quase 20Kg a mais.

Essa expressão anômala suportada pela coluna, quando o uso de Smartphones e Tablets, pode levar a desgastes, rupturas e atrofias precoces tão graves, que somente pode ser corrigido ou amenizado através de intervenções cirúrgicas, conforme concluiu uma pesquisa norte americana.

“O programa visa conscientizar a população sobre um problema de saúde novo que se avizinha, típico do mundo moderno que tende a generalizar-se e, caso não evitado, trará inúmeros prejuízos à saúde da população e também aos cofres públicos ao arcar com seguidas sessões de fisioterapia e até cirurgias corretivas. ” Destacou o parlamentar. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário