sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Produtora rural mostra que é possível produzir sem desmatar


No quilômetro 3 da BR-364, de Feijó, fica o Polo Agroflorestal, onde residem centenas de produtores rurais. Entre eles a simpática Francisca de Freitas Barroso, dona da Chácara Três Irmãos.

A área não chega a seis hectares, mas é dessa pequena propriedade que ela e o marido tiram todo o sustento. Logo na entrada é possível ver uma pequena horta, onde são cultivados coentro, cebola, couve, pimentinha e outras verduras e legumes. “Só compro carne, arroz, feijão e uma besteira ou outra. Tudo que a gente come tem aqui no nosso quintal”, disse.

Além da horta, Francisca cria pequenos animais e tem três açudes para criação de peixes. Para complementar a produção, a família aderiu aos Sistemas Agroflorestais (SAF), uma forma de uso e manejo da terra que mistura culturas agrícolas com florestais. Em boa parte da chácara é possível encontrar abacate, cana-de-açúcar, banana, macaxeira, abacaxi e outros.

Mesmo contando com uma produção forte durante todo o ano, com diversidade, Francisca garante a renda da família com uma produção altamente sustentável sem usar o fogo.

Francisca e o marido comercializam tudo que produzem; alcançando uma renda de aproximadamente dois mil reais por mês. O roçador Elisaldo Lima é cliente fiel da família, ele sai da cidade exclusivamente para comprar frutas e verduras na propriedade. “Compro porque confio, sei que comprar aqui, direto do pé é muito mais saudável para mim e minha família, além disso, é mais barato e posso escolher”, ressaltou.

Da Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário