segunda-feira, 17 de agosto de 2015

IFAC: Coordenadores do projeto NEDT são apresentados ao Colegiado Territorial de Tarauacá-Envira


Nove comunidades rurais do município de Tarauacá que vivem as margens dos rios Tarauacá e Murú estão pleiteando serem contemplados com aquisição de barcos motorizados para o transporte dos produtos da agricultura familiar, tendas e balanças digitais para comercialização em feiras de produtos hortifrutigranjeiros. A proposta, orçada em R$ 377 mil reais, está sendo feita para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) através do Programa de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (PROINF). Se for aprovada, os equipamentos irão beneficiar diretamente cerca de mil agricultores, extrativistas e indígenas desta regional, que hoje têm o desafio do escoamento de suas produções até os centros urbanos.

O projeto foi escrito pelo Colegiado e teve o apoio da coordenação do grupo responsável pela implantação do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Regional de Tarauacá-Envira – NEDT para o encaminhamento ao MDA, devido ao prazo emergencial do PROINF. Em reunião realizada no último sábado, dia 08, no auditório da Secretaria de Estado de Agropecuária (SEAP) em Tarauacá, o grupo foi apresentado pelo coordenador geral do Projeto de Implantação do NEDT , Prof. Dr. Pedro Plese, docente do Instituto Federal do Acre – IFAC. A delegada do MDA no Acre, Prof. Zenilda Barbalho, também esteve presente na apresentação que foi feita ao Colegiado Territorial.

Na regional de Tarauacá-Envira o grupo que está auxiliando na implantação do Núcleo está formado pelo Prof. Marcelo Pereira Lima (coordenador e professor do IFAC), Igor Honorato da Silva (Inclusão Social), Emerson Luiz Machado (Inclusão Produtiva), Francisco Assis Sampaio (apoio as Mulheres Rurais) e Creusa Farias (estagiária). O Prof. Me. Denis Tomio, docente da área agronômica, também está apoiando o coletivo como conselheiro.

Próximos passos

A assessoria para a colocação do projeto ao PROINF no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) foi uma das primeiras ações do grupo que está trabalhando pela implantação dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial - NEDTs na regional de Tarauacá-Envira. Eles integram a chamada pública nº 11/14/DPMR/SECEX/MDA, que tem até agosto de 2016 para assessorar o Colegiado Territorial e o Núcleo na reestruturação do estatuto, regimento até a nomeação da organização coletiva da regional.

A próxima reunião com a comunidade já está agendada para o dia 04 de setembro em Feijó. A regional de Tarauacá-Envira reúne moradores de Tarauacá, Feijó e Jordão.

O Instituto Federal do Acre – IFAC, instituição que coordena a implantação do NEDTS na regional, possui uma sede (campus) em Tarauacá, o que facilita o diálogo permanente com as comunidades rurais dos três municípios.

(ASSESSORIA IFAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário