terça-feira, 4 de agosto de 2015

Com R$ 40 milhões, Luz para Todos quer levar energia para mais 3,3 mil residênciais rurais

O governo lançou na manhã desta segunda-feira (3) mais uma fase do Luz para Todos. Com investimentos superiores a R$ 40 milhões, o objetivo do programa é fazer 3.300 mil ligações elétricas de residências na zona rural do Estado. A meta é concluir esta nova etapa em até dois anos e beneficiar 30 mil pessoas. A assinatura dos termos para o início das obras foi feita pelo governador Tião Viana e o presidente interino da Eletrobras/AC, Luiz Armando Crestana.
Lançado ainda no governo Luiz Inácio Lula da Silva, o Luz para Todos tem como meta universalizar o acesso das famílias moradoras nas comunidades rurais à eletricidade. Esta nova etapa fase do programa ainda não vai atingir 100% dos acreanos que ainda não contam com energia.
De acordo com Crestana, oito mil residenciais rurais no Acre necessitam do serviço. Um dos desafios são as comunidades mais isoladas, aquelas localizadas no meio da floresta, onde as ligações convencionais com postes são inviáveis. O uso de placas solares é uma das alternativas para estes casos.
“Os estudos para o abastecimento destas comunidades isoladas apontam a energia solar como uma alternativa viável. Os estudos estão em pleno andamento para se tornar econômico isso”, afirma o diretor da Eletrobras.
Tião Viana considerou esta nova fase de eletrificação rural como uma etapa importante para o desenvolvimento do Estado. “Sem energia não há como pensar em desenvolvimento”, disse ele. Segundo Viana, a energia no campo garante qualidade de vida para estas comunidades.
“A Eletrobras dá uma declaração muito importante de que, até 2018, todas as residências do Acre, mesmo as mais isoladas, estarão atendidas pelo Luz para Todos. Este é um grande passo na cidadania, na dignidade humana. Para mim, este é o maior programa social da historia do País”, afirma.
Fábio Pontes, Da ContilNet Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário