quinta-feira, 16 de julho de 2015

TARAUACÁ:Operação Floresta Viva desenvolvida pelo IMAC, flagra desmate ilegal no município


O Instituto do Meio Ambiente do Acre - IMAC, desenvolve desde o dia 6 de junho em todo o Estado do Acre, a Operação Floresta Viva, que tem como objetivo conter o desmate ilegal e as queimadas. Na última terça-feira (14), o helicóptero do governo do Estado, o Harpia 1, iniciou junto com uma equipe via terrestre a localização de áreas desmatadas em Tarauacá (AC).

Durante toda à tarde, o grupo sobrevoou a região dos Rios Tarauacá e Muru, e flagrou localidades em áreas de difícil acesso com desmate irregular, tais como: Seringal São Luís, Ocidente, Jacuípe e Humaitá, totalizando 52,80 ha de área desmatada. Todos os proprietários das áreas visitadas foram notificados.

A fiscalização conta com a participação de órgãos como: Polícia Ambiental do Acre e o 7°Batalhão da Polícia Militar de Tarauacá. Durante a operação a equipe aérea localizou grande ocorrência de áreas desmatadas, principalmente no RIO MURÚ, em que os proprietários foram notificados a comparecer ao Núcleo de Representação de Tarauacá para prestar esclarecimento sobre a prática ilegal de desmate.

Foram apreendidas duas serrarias portáteis (conhecido como tico-tico) sendo uma na Floresta Estadual do Rio Liberdade e outra na Floresta Estadual do Mogno, que servem para desdobrar e beneficiar madeira no próprio local, na maioria das vezes sem comprovante da origem da madeira, as máquinas não possuem licenciamento. A equipe que fez as fiscalizações terrestres conseguiu flagrar desmates na Floresta Estadual do Mogno, Floresta Estadual do Rio Gregório, Seringal Paranacre e Projeto Tocantins I, ambos localizados na BR 364, resultando em uma área de 39,92 ha desmatados sem Autorização do Órgão Ambiental.

Segundo o Representante do Núcleo Regional de Tarauacá (IMAC), Enivaldo Cavalcante Gomes do Ó, a operação irá continuar para diminuir o desmatamento ilegal na região. Informa ainda, que a SEAPROF, SIGA, SEMA e EMATER estão apresentando alternativas para que prática de queimadas seja substituída, como exemplo: destoca açudagem, aradagem, piscicultura, criação de pequenos animais, uso de leguminosas e orientação técnica para que os produtores utilizem as áreas já consolidadas (desmatadas). 

Informações do IMAC Tarauacá
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário