segunda-feira, 1 de junho de 2015

SENAC promove palestra educativa na Aldeia 27

Turma de auxiliar de saúde bucal
O SENAC, através da Turma de Auxiliar de Saúde Bucal – ASB em parceria com a secretaria Municipal de Saúde realizaram com sucesso no dia 30 de Maio, uma Palestra Educativa na Aldeia 27. A Ação objetivou realizar atividades odontológicas, promovendo a saúde bucal indígena da Aldeia, através de palestra educativa e vídeo infantil, ambos relacionado à prevenção de saúde bucal, envolvendo a escovação adequada os tipos de escovação, tipo de escova para cada fase da vida, a importância do uso do fio dental, a importância da aplicação de flúor, os tipos de alimentação saudável e equilibrada, os alimentos que são prejudiciais aos dentes e os que contribuem para uma arcaria conservada por mais tempo, alem de kit dental, por fim a aplicação e a entrega de flúor para a comunidade.
Coordenadora Marlenilda como Cacique Assis Kaxinawá
Na palestra se fizeram presentes a Coordenadora do SENAC Marlenilda Nobre, Instrutor do Curso Natan Viana, Líder da Tuma Silvia Gomes, a Turma ASB, Líder Geral da Aldeia Assis Kaxinawá, a Representante das Mulheres indígenas Amanda Kaxinawá, o Coordenador de Cultura Olavo Kaxinawá e aproximadamente 100 indígenas entre crianças e adultos. A turma foi bem recebida, não só pelo líder geral da Comunidade, mas por todos que dela fazem parte, fomos recepcionados com discursos e musicas para nos da às boas vindas.

A turma agradece ao SENAC em geral e todos que contribuíram para a realização desta ação, pelas trocas de conhecimentos e pelas experiências de contribuir na saúde bucal dos povos indígenas de nosso município. 

Portanto, Manter dentes e gengivas saudáveis é fundamental para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que problemas dentários se tornem mais graves. A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorosa de se cuidar da saúde bucal.

Por Silvia Gomes Viana
Líder da Turma ASB 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário