segunda-feira, 1 de junho de 2015

Governo lança plano de erradicação do analfabetismo no Acre

O lançamento oficial do plano de erradicação do analfabetismo será no dia 12 deste mês (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O plano de erradicação do analfabetismo será lançado no Acre pelo governo no próximo dia 12. A definição é resultado de uma agenda entre o governador Tião Viana e representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEE), realizada nesta segunda-feira, 1, na Casa Civil.

O governador Tião Viana assume o compromisso de fazer todos os esforços possíveis para que o Estado não tenha pessoas analfabetas, considerando que no Acre o índice de analfabetismo caiu de 25% para algo em torno de 13% nos últimos quinze anos. A meta agora é reduzir ainda mais esse número.

“Todo esse esforço é resultado de uma política que já vem sendo construída a longo prazo, e que agora terá um reforço adicional. Aprender a escrita faz uma diferença enorme na vida das pessoas, e elas têm que compreender a importância do conhecimento para elas, suas famílias e a sociedade”, defendeu Tião Viana.

O secretário de Educação detalhou que o percentual de 13% da população analfabeta é composto por pessoas acima de 40 anos e que vivem em locais de difícil acesso. O plano elaborado contém toda uma estratégia de trabalho que envolve diversos parceiros. O governo conta ainda, com o apoio de professores e alfabetizadores voluntários e trabalha com duas lógicas: a dos programas Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O grande objetivo é dar oportunidade e o acesso às letras e tudo aquilo que elas proporcionam, como autonomia intelectual, autonomia do desenvolvimento, ao passo que garantimos, ainda, o desenvolvimento do nosso estado”, concluiu Brandão.

 Agência de Notícia do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário