sexta-feira, 8 de maio de 2015

RIO BRANCO:Repórter fotográfico é agredido durante cobertura da visita do Lula no Complexo do Peixe


O repórter fotográfico Odair Leal que atualmente trabalha no jornal A Gazeta, foi agredido por militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cruzeiro do Sul, durante a cobertura da visita do ex-presidente Lula ao Complexo do Peixe, ocorrida nesta quinta-feira, 7.

De acordo com Odair, ao perceber que uma pessoa desmaiou começou a fazer o registro, em seguida outros rapazes o ameaçaram, caso continuasse a fotografar. Minutos depois, enquanto a vítima estava sendo levada para uma ambulância do Samu, os mesmo rapazes, partiram para agressão física.

Além de Odair, o repórter fotográfico Dhárcules Pinheiro que atua pelo jornal A Tribuna também foi ameaçado ao tentar defender o colega de profissão. 

Consegui me desviar do primeiro soco, aí os colegas foram me defender. Na confusão torci o tornozelo. Nunca pensei passar por isso”, afirmou Odair Leal que atua desde 1997 na imprensa acreana.

O Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) se compromete em identificar e tomar as medidas cabíveis para responsabilizar os autores das agressões.

NOTA DE REPÚDIO 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre – SINJAC - repudia as agressões sofridas pelo repórter fotográfico Odair Leal, integrante da equipe de reportagem do Jornal A Gazeta, durante cobertura de solenidade no Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S.A. 

Na manhã desta quinta-feira, 07, o jornalista foi agredido fisicamente por um rapaz que participava de caravana, vinda do interior do Estado, para participar do evento. 

Ao registrar as imagens de uma pessoa que havia desmaiado e estava recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros, o fotógrafo Odair Leal foi surpreendido pelo cidadão e foi prontamente defendido pelos demais jornalistas que estavam no local. 

O SINJAC reafirma seu repúdio veemente a qualquer tipo de ação que impeça a atuação dos profissionais de imprensa durante os fatos de interesse da sociedade. 

Esperamos que haja apuração rigorosa dos fatos e a punição do responsável. 

Rio Branco, 07 de maio de 2015



VICTOR AUGUSTO NOGUEIRA DE FARIAS
Presidente SINJAC
Quadriênio 2014/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário