segunda-feira, 13 de abril de 2015

ACRE: Tião Viana completa 100 dias de governo focado no desenvolvimento


O governador Tião Viana completou nesta sexta-feira, 10, os primeiros 100 dias de sua segunda gestão. Levantando a bandeira do desenvolvimento econômico com o slogan “Governo parceiro, povo empreendedor”, o governador tem a meta de colocar o Acre num novo patamar de avanços no rumo da independência financeira, integração ambiental e bem estar social.

Só no começo do ano, cerca de três mil jovens de Rio Branco começaram a ser capacitados no curso de operador de telemarketing, e estão aptos a trabalhar no novo empreendimento da empresa Contax, que promete início de suas atividades para o fim de abril. O Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S.A. também entrou em funcionamento pleno com suas três etapas prontas, o laboratório de alevinos, a fábrica de ração e o frigorífico. Para expandir as operações, o complexo inclusive recebeu o Serviço de Inspeção Federal (SIF), que agora o autoriza a exportar.

Os pequenos negócios também ganharam uma nova guinada. Já foram entregues 200 equipamentos para cabeleireiros, corte e costura e começaram a ser entregues as mil tendas para a Economia Solidária, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN). No âmbito rural, houve a formalização de parceria público-privada para aquisição de 1.300 matrizes leiteiras para fortalecer a cadeia produtiva no Alto Acre.

Também foram entregues mais de 40 mil mudas de banana e abacaxi a produtores rurais e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) ganhou novos veículos para trabalhar a fiscalização no estado. E para atender os produtores rurais foi feita a aquisição de duas grandes colheitadeiras novas.

Fortalecimento dos serviços- Os serviços públicos também estão sendo fortalecidos principalmente por meio de contratações mesmo num ano de arroxo fiscal. Foram contratados 192 novos policiais militares, 72 bombeiros, 162 profissionais em saúde entre médicos e assistentes, além de 3.539 funcionários temporários. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) também contratou 1.784 professores aprovados em concursos para vagas efetivas e provisórias. Também foram abertos concursos com 82 vagas para o quadro de pessoal do Departamento de Pavimentação, Água e Esgoto (Depasa) e 55 vagas na Secretaria de Obras Públicas (Seop).

Na área da saúde, uma das grandes comemorações foi a inauguração de uma clínica de hemodiálise em Cruzeiro do Sul, atendendo toda a região do Juruá. Também foram realizados três transplantes de córnea, três de fígado e seis de rins através do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Saúde Itinerante realizou edições em Brasileia, Tarauacá e Plácido de Castro e só o sistema ambulatorial de todo o Estado realizou quase 50 mil atendimentos em todas as unidades de saúde.

Já o Sistema Integrado de Segurança Pública realizou 80 operações, apreendendo 101 armas de fogo e 100 veículos, que foram restituídos aos proprietários. Houve uma redução de 36,7% nos homicídios e de 7,2% dos roubos, em relação ao mesmo período do ano passado.

Na educação foram certificados mais de mil jovens pelo Pronatec, de um total de 75 mil, por meio do Instituto Dom Moacyr. Este ano também foram matriculados mais de quatro mil jovens no Centro de Ensino de Línguas, por onde já passaram 16 mil pessoas, no ensino de inglês, francês, espanhol e italiano.


Estruturação- Desde o começo de 2015, Tião Viana entregou 1.248 casas de um total de 11.700 finalizadas em pouco mais de quatro anos e três meses. O governo estadual ainda garante com o federal a construção de mais de mais 4.800 casas na Cidade do Povo referente à segunda etapa, onde este ano também passou a funcionar uma nova escola, já que atualmente quase 10 mil pessoas moram no residencial. Após a alagação histórica dos rios acreanos, também foi apresentado o projeto para a construção de 2.200 casas nos municípios de Brasileia, Xapuri, Tarauacá e Epitaciolândia.

Dentro do programa de regularização fundiária do Acre, o maior da história iniciado dentro do primeiro governo de Tião Viana, foram entregues esse ano 590 títulos definitivos para moradores do bairro Jorge Lavocat. E nesse primeiro semestre também foram celebrados os novos convênios com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a recuperação da BR-364 até Cruzeiro do Sul. O órgão federal passou a ser responsável pela manutenção das rodovias federais no Estado.

Da Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário