terça-feira, 28 de abril de 2015

ACRE: Produtores têm até 5 de maio para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Ao fazer o CAR, o produtor pode acessar créditos rurais e programas de incentivo à produção (Foto: Cedida)
Encerra na próxima semana o prazo, previsto em lei, para que as propriedades e posses rurais de todo país se inscrevam no Cadastro Ambiental Rural (CAR). No Acre, 25.313 imóveis já foram cadastrados, mas a expectativa é chegar aos 40 mil existentes no estado.

O governo do Estado, por meio de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), oferece atendimento gratuito para pequenos produtores, isto é, aqueles que possuem ou exercem a posse de propriedades de até quatro módulos fiscais (100 hectares).

Ao fazer o CAR da propriedade, o produtor tem acesso garantido a diversos benefícios entre eles regularizar áreas desmatadas e eventuais multas ocorridas até 22 de julho de 2008 e acessar créditos rurais e demais programas de incentivo à produção.

O titular do Imac e coordenador geral do CAR, Pedro Longo, chama a atenção dos produtores também para o Programa de Recuperação Ambiental (PRA). “Depois de inscrever o imóvel no CAR, os técnicos analisam o processo e passam para etapa de recuperar as áreas degradadas com a realização do PRA. Esse compromisso que o produtor firma, dá a ele a segurança de ter acesso garantido a todos os benefícios oferecidos aos produtores da agricultura familiar, por isso é tão importante que os produtores se conscientizem. Fazendo o CAR eles só têm a ganhar”, ressaltou.

O governo dispõe de escritórios fixos em Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Sena Madureira, Brasileia, Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul. Para fazer o cadastro é necessário apresentar RG, CPF e algum documento da propriedade. Mais informações acesse www.car.gov.br ou ligue para 3224.3812.

Da Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário