quinta-feira, 19 de março de 2015

Friale diz que municípios do Acre devem enfrentar nova enchente


 
O pesquisador meteorológico Davi Friale voltou a alertar para a ocorrência de novas enchentes nos principais rios do Acre, na próxima semana.
Segundo Friale, “as chuvas intensas e duradouras, muitas vezes, acompanhadas de raios e ventanias leves, vão continuar ocorrendo até o próximo sábado, dia 21 de março, em todos os municípios do Acre, na maior parte de Rondônia e do Amazonas, no norte da Bolívia e na região de selva do Peru. Sucessivos pulsos extremamente úmidos, vindos do Atlântico, vão predominar e causar chuvas torrenciais em muitas áreas da Amazônia Ocidental”, o que deve provocar novas grandes enchentes na próxima semana em Rio Branco, Tarauacá e Sena Madureira.
“Portanto, os rios Acre, Iaco, Purus, Envira, Abunã, Iquiri, Antimari, Tarauacá, Gregório, Liberdade, Juruá e seus afluentes deverão ter seus níveis em rápida elevação, podendo provocar, mais uma vez, transtornos à população das cidades e povoados que os margeiam”, diz o pesquisador.
O rio Acre, em Rio Branco, apresentou a cota de 15,39 metros, às 9h da manhã desta quinta-feira, segundo a Defesa Civil. O manancial está acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros.
Luciano Tavares – da redação de ac24horas lucianotavares.acre@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário