sexta-feira, 20 de março de 2015

ACRE: Governo do Estado forma 192 novos policiais militares


O governo do Estado do Acre rea lizou na tarde desta quinta-feira, 19, a formatura de 192 novos policiais militares. A cerimônia foi realizada no Teatro Plácido de Castro e transforma os alunos em soldados militares após curso de 1.660 horas, com 57 disciplinas, que se iniciou dia 13 de julho do ano passado e foi até 23 de fevereiro deste ano. Agora, os policiais serão distribuídos entre as regionais e atuarem de forma plena no exercício da função.

“São 192 famílias aqui representadas. Destes soldados, 42 são mulheres, representando a força da mulher na Polícia Militar do Acre. E agora nós temos o caminho da vida pela frente. Quantos aqui poderão se tornar oficiais, coronéis, fazer outras atividades. Temos um grande orgulho do esforço da nossa polícia, da união e de ser integrada ao sistema de segurança público”, disse o governador Tião Viana, aproveitando para informar que irá organizar para abril a chamada de 162 novas pessoas aprovadas em concurso para o curso de formação da Polícia Civil.

O curso foi realizado e coordenado pelo Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça, dividido em cinco módulos. Os alunos passaram por instruções e treinamentos divididos entre teoria e prática, fundamentais para habilitação de profissionais de segurança. Os estudos foram desde a área de direitos humanos, técnicas policiais e de salvamento, até disciplinas jurídicas sociológicas e meio ambiente.

O comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Júlio César, lembrou que desde o segundo mês de curso os soldados estiveram em atuação nas ruas, trabalhando desde a última Expoacre, até o salvamento de vítimas da cheia do Rio Acre na alagação deste ano. “Vocês foram forjados. Suas almas serão policiais militares até o fim dos dias. Mantenham-se sempre corretos, continuem estudando e lembrem-se que vamos sempre seguir a Constituição”, disse o coronel para os novos policiais.

Escolhido como orador, o soldado Roosvelt Lima teve a responsabilidade de traduzir o sentimento da nova turma de policiais: “Estamos aqui hoje de pé e cabeça erguida para comemorar mais essa conquista. Muitas não entenderiam o sacerdócio de ser policial militar, mas o sofrimento é passageiro e o aprendizado é pra toda a vida. Nosso lema é ‘servir e proteger’, incondicionalmente”.

Da Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário